quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

São Francisco (Califórnia)

São Francisco 
San Francisco
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
San Francisco California Montage.jpg
Do topo, em sentido horário: Casas Painted Ladies no bairro Alamo SquareBandeira arco-íris no bairro CastroPonte Golden Gate;Lombard Street; e bonde em uma das ruas da cidade.
Flag of San Francisco.svg
Cognome(s): The City by the Bay, Fog City
São Francisco (Califórnia) está localizado em: Califórnia
Localização de São Francisco na Califórnia
Map of USA CA.svg
Localização da Califórnia nos Estados Unidos
Dados gerais
Fundado em29 de junho de 1776 (236 anos)
Incorporado em15 de abril de 1850 (162 anos)[1]
PrefeitoGavin Newsom (D)
GentílicoSão Franciscano (San Franciscan)
Localização
37° 46' 46" N 122° 25' 9" W
CondadoCondado de São Francisco (co-existente com a cidade de São Francisco)
EstadoCalifórnia
Tipo de localidadeCidade
Fuso horário-8/-7
Características geográficas
Área600,59 km²
- terra121,39 km²
- água479,20 km²
- metrópole9 128,2 km²
População(2010[2])805 235 hab. (6 633,30 hab/km²)
- urbanizada3 273 190
- metrópole4 335 391[3]
Altitude16 m
Códigos
Sítio webhttp://www.ci.sf.ca.us
California county map (San Francisco County enlarged).svg
Localização de São Francisco

Portal Portal Estados Unidos

São Francisco (em inglêsSan Francisco), oficialmente Cidade e Condado de São Francisco, é a quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia e a 13ª mais populosa dos Estados Unidos, com uma população de 805 235habitantes, segundo o censo nacional de 2010[2]. É a única cidade-condado consolidada na Califórnia[4], que abrange uma área de terra de 121 km²[5], no extremo norte da península de São Francisco, dando-lhe uma densidade populacional de 6 633,30 pessoas/km². É a cidade mais densamente povoadada Califórnia e a segunda cidade grande (com uma população superior a200 000) mais densamente povoada dos Estados Unidos[6]. São Francisco é ocentro financeiro, cultural e de transportes da área da baía de São Francisco, uma região com mais de 7,4 milhões de pessoas[7].
Em 1776, os espanhóis estabeleceram uma fortaleza no Golden Gate e uma missão chamada de Francisco de Assis no local[8]. A Corrida do ouro na Califórnia, em 1848, impulsionou a cidade em um período de rápido crescimento, o aumento da população em um ano foi de 1 000 a 25 000 habitantes[9], e, portanto, transformando-a na maior cidade da Costa Oeste dos Estados Unidos na época. Depois de três quartos da cidade terem sido destruídos pelo terremoto e incêndio de 1906[10], São Francisco foi reconstruída rapidamente, recebendo a Exposição Universal Panamá-Pacíficonove anos depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, São Francisco foi o porto de embarque para a Guerra do Pacífico[11]. Após a guerra, o retorno dos militares, a imigração em massa, atitudes de liberalização e outros fatores que levaram ao Verão do Amor e ao movimento pelos direitos dos homossexuais, consolidaram São Francisco como um centro de ativismo liberal nos Estados Unidos.
Hoje, São Francisco é um popular destino turístico internacional[12], conhecido pela sua neblina fria do verão, íngremes colinas, eclética mistura de arquitetura vitoriana e moderna e seus marcos históricos famosos, incluindo a Ponte Golden Gate, os bondes e Chinatown. A cidade é também um centro financeiro e bancário, sendo sede de mais de 30 instituições financeiras internacionais[13], ajudando a São Francisco a se tornar a décima oitava cidade mais rica do mundo e nona nos Estados Unidos.O povo nativo Ohlone vivia no que é hoje São Francisco muito tempo antes da chegada dos primeiros europeusNeblina e névoa, aspectos climáticos comuns da região, fizeram com que o estreito que conecta a Baía de São Francisco com o Oceano Pacífico, o Estreito de Golden Gate, não fosse achada pelos primeiros exploradores europeus a explorar a região. Em 1542, oportuguês Juan Rodriguez Cabrillo, explorando em nome da corte espanhola, navegou próximo à região, mas não avistou a entrada para a baía. Em 1595, o português Sebastián Rodríguez Cermeño, também explorando em nome da corte espanhola, explorou a Baía de Drake, localizada cem quilómetros ao norte do estreito de Golden Gate. Cermeño nomeou a região de Puerto de San Francisco. Foi apenas em 1769 que um grupo de exploradores espanhóis, liderados por Gaspar de Portolá, explorando a Califórnia em terra, avistaram pela primeira vez o interior da baía de São Francisco.Colonização espanhola
Os espanhóis mapearam completamente a baía por volta de1775. Uma expedição espanhola, liderada pelo capitão Juan Bautista de Anza, delimitou em 28 de marçode 1776 os terrenos para a construção de um forte (o atualPresídio de São Francisco), construído por um destacamento liderado por José Joaquín Moragaainda naquele mesmo ano de 1776. Simultaneamente, a missão hispânica da Ordem FranciscanaMissão de São Francisco de Assis, popularmente conhecida por Missão Dolores, ficou estabelecida perto do forte, fundando uma igreja (hoje, a Mission Dolores, datada também de 1776, localizada na Rua Dolores, no bairro Mission, ao sul da Rua Market). Esta igreja foi nomeada Misión San Francisco de Asis. O nome se tornou, popularmente, referência a Dolores por causa de um riacho que havia perto do povoado, chamado Arroyo de Nuestra Señora de los Dolores (em português:riacho de Nossa Senhora das Dores). Um monge, membro da Expedição Anza, o Frade Font, escreveu sobre o local escolhido para a Misión e descreve o local exatamente como tudo permanece no presente e menciona o Arroyo de los Dolores acrescentando que eles se estabeleceram nas margens do arroio, plantando milho e feijão para experimentar o solo[14].
17 de setembro do mesmo ano, o presídio foi inaugurado. Nesta região começou a desenvolver-se a pequena vila missionária espanhola, o Pueblo del Misión Dolores. O plano dos espanhóis para desenvolver a Califórnia era simples e em "três passos". Levariam os Franciscanos (a Misión) a frente paracatequizar os nativos na (1) Igreja (assim o nome Misión); estabeleceriam seu povoado ao redor da Misión e aonde trabalhariam nas suas plantações, o (2)pueblo -- em português"o povoado"; e, finalmente, os espanhóis construiriam uma fortificação com a mão de obra dos recém catequizados; dalí surgiu o (3) Presídio. Logo, os franciscanos se encarregavam de ajudar os costanoanos com à cristianização, a disciplina e higiene e no trabalho com a horta, na plantação do seu sustento; e os soldados fidalgos aproveitavam para delegar as responsabilidades do trabalho pesado nas mãos dos recém-educados nativos, com a construção do presídio. Estes nativos não estavam acostumados ao trabalho e nem tão pouco a um trabalho pesado, e nem poderiam se interessar no estilo de vida dos espanhóis, que eram fidalgos; então fugiam assustados. Por este motivo, no forte, estabeleceu-se um presídio para manter presos os trabalhadores que fugissem. Houve muita morte com isto e, pouco a pouco, o trabalho da Missão Franciscana ficou mais difícil.
Ao todo, foram seis missões fundadas pela Misión de San Francisco de Assis. Os franciscanos começaram no Sul da Califórnia e foram subindo ao norte (San Francisco sendo a última)---sempre com o mesmo plano. Embora os destacamentos hispânicos desistiram primeiramente do trabalho todo que era difícil. Os espanhóis eram fidalgos e não queriam ficar correndo atrás de fugitivos. Os destacamentos abandonaram os Franciscanos, que seguiram na sequência, mas, na Califórnia, suas misións se tornaram vilas e hoje são cidades americanas. Entre estas, incluem-se a primeira, quase na fronteira com o MéxicoSan Diego de Alcalá (hoje, San Diego); com entusiasmo, eles partiram numa expedição mais arrojada, e mais ao norte, fundando a segunda, San Carlos Borromeo de Carmelo, que hoje chama-se apenas Carmel. San Francisco de Assis foi a sexta missão a se estabelecer. Existem umas 21 missões na Califórnia, mas muitas foram fundadas por outras Ordens, ou até por um só monge, independentemente.
Assentadores espanhóis que vieram junto com Bautista de Anza estabeleceram-se na mesma região próxima à Misión San Francisco de Asis, na vila chamada Pueblo de San Francis de Assisi (mais tarde, a Vila de São Francisco), ao fundador da Ordem Franciscana. Hoje, o bairro Mission e quase todo ainda povoado pelos Chicanos.

[editar]Geografia

[editar]Localização geográfica

São Francisco localiza-se na região norte do estado da Califórnia, às margens do Oceano Pacífico e da Baía de São Francisco. É cercada por água nos três lados. Apenas o sul da cidade está conectada com o continente, o que torna o local onde a cidade está localizada uma península, aPenínsula de São Francisco. A cidade de São Francisco possui aproximadamente 13 km de comprimento e 12 km de largura.
São Francisco está localizada próximo à Falha de San Andreas, uma fonte de atividade sísmica na Califórnia. A cidade foi atingida por fortes terremotos em 185118581865186819061957 e 1989, sendo o Terremoto de São Francisco de 1906 e o Terremoto de Loma Prieta de 1989 os mais sérios e conhecidos. A ameaça de um abalo sísmico semelhante ao ocorrido em 1906 afeta diretamente o desenvolvimento da cidade: quaisquer estruturas como arranha-céus precisam ser construídas seguindo certos critérios, e muitos recursos económicos são gastos para que estruturas mais antigas sigam estes critérios.
terreno onde São Francisco está localizada é muitoacidentado. Atualmente, a cidade é famosa pelos seusmorros e colinas, e pelas ruas que correm sobre elas.
A cidade possui uma área total de 600,7 km², do qual 120,9 km² é terra firme e 479,7 km² (79%) é coberto por água. Dentro dos limites municipais de São Francisco estão muitas ilhas, como as Ilhas Farallon, no Oceano Pacífico, a Ilha de Yerba Buena, dentro da Baía de São Francisco e a famosa Ilha de Alcatraz, na entrada da baía, onde ficava localizada a prisão de mesmo nome, atualmente uma das principaisatrações turísticas da cidade.

[editar]Clima

Cercada nos três lados por água, o clima de São Francisco é muito influenciado pelas correntes frias do Oceano Pacífico. O tempo da cidade é ameno o ano inteiro, caracterizado por um clima temperado mediterrânico (Csb), com verões relativamente quentes e invernosrelativamente frios. A temperatura média no inverno é de 10 °C, raramente caindo abaixo de zero, e a temperatura média no verão é de 15 °C. A temperatura mais baixa já registrada em São Francisco foi de -4 °C, em dezembro de 1972, e a mais alta foi de 41 °C, em julho de 1988. A precipitação total média anual na cidade é de 500,4 milímetros, que cai na maior parte do ano na forma de chuva; e raramente, na forma de neve semi-derretida. Muito eventualmente, neva na cidade. Chove muito pouco no verão, mas os invernos são geralmente muito chuvosos.
A combinação do calor do solo californiano e do frio do Oceano Pacífico causam constantemente névoa e neblina nos verões de São Francisco. Isto faz com que os os verões da cidade sejam significantemente mais frios do que no interior do estado. Em setembro, porém, ocorrência de névoa e neblina na cidade é mais rara. Nessa época faz uma semana das mais quentes do ano, conhecida pelo nome de Indian Summer (verão índio).
Nevoeiro envolvendo a Ponte Golden Gate, um fenômeno comum na cidade
Panorama de São Francisco desde Twin Peaks.

[editar]Política

São Francisco é ao mesmo tempo uma cidade e um condado da Califórnia, e é o único dos 58 condados do Estado que possui esta distinção. A cidade é governada por um prefeito, que administra o sistema executivo da cidade, e por um Conselho municipal (Board of Supervisors), que consiste-se de 11 membros, cada um sendo eleito pela população de cada um dos 11 distritos eleitorais da cidade. O prefeito e o Conselho Municipal formam juntos o sistema legislativo da cidade. Tanto o prefeito e os membros do Conselho são eleitos pela população a mandatos de quatro anos de duração.
Cerca de 70% do orçamento da cidade provém de impostos municipais, O resto vem de verbas fornecidas pelo governo do estado de Califórnia. Estima-se o orçamento fiscal da cidade, entre junho de 2005 e junho de 2006, em torno de 2,44 bilhões/mil milhões de dólares.

[editar]Economia

Centro financeiro de São Francisco.
São Francisco é um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos. A cidade possui uma bolsa de valores de importância regional. Muitas empresas comerciais e financeiras possuem seus quartéis-generais em São Francisco.
turismo desempenha um papel fundamental na cidade. A cidade atrai milhões de turistas todo ano, interessadas nos seus parques, suas várias atrações turísticas e pelo seu clima, ameno o ano inteiro. A cidade também é um pólo turístico muito cotado entre turistas homossexuais, que são atraídos pelo ar de cordialidade da população da cidade aos homossexuais.
A região metropolitana de São Francisco - São José é a capital nacional da indústria de alta tecnologia. Ao sul de São José está localizado o Vale do Silício, assim chamada porque na região estão localizadas inúmeras empresas e fábricas produtoras de chips de computadores, da qual o silício é uma matéria-prima indispensável. A cidade de São Francisco propriamente dita também possui muitas fábricas de alta tecnologia, que fabricam peças de computadores e softwares. São Francisco também é um importante centro financeiro, sendo considerado a capital financeira do Norte da Califórnia.
Outras indústrias importantes na cidade são a indústria têxtil, alimentícia, e derivados de metais.

[editar]Turismo

Ilha de Alcatraz recebe 1,5 milhão de turistas por ano.[21]
São Francisco é uma cidade cosmopolita, conhecida por seus bondes e pela Ponte Golden Gate. A região da baía possui muitos museusrestaurantes e centros comerciais famosos e lugares históricos. Para os que preferem atividades ao ar livre, a Área de Recreação Nacional de Golden Gate e as praias de Santa Cruz são um destino excelente.
São Francisco situa-se em uma península de 120 km², e é um dos melhores portos fechados do mundo, e com quatro ilhas: AlcatrazAngelYerbaBuena e Treasure. A historia da cidade é uma mistura de colonialismo espanhol e romantismo americano. A cidade é construída sobre uma cadeia de montanhas, portanto de muitas ruas se tem uma bela vista da baía.
Uma das principais atrações de São Francisco é sua rede de bondes centenária, com 17 km de extensão, que circula a 15 km/h e cuja historia pode ser vista no Museu do Bonde de São Francisco. Outro museu interessante é o Museu de Arte dos Desenhos. Pode-se também visitar a Ponte Golden Gate e o Parque Golden Gate, com lagos e jardins que servem de cenário para concertos, além de acomodar a Acadêmia de Ciências da Califórnia, o Museu de História Natural, o Planetário Morrison e o Aquário Steinhart. Outros pontos turísticos que valem a pena visitar são: o Píer dos Pescadores; Alcatraz, uma antiga prisão de segurança máxima que hoje em dia é um parque nacional; Chinatown, o centro chinês; Ocean Beach e a Seal Rocks.
Chinatown de São Francisco.
O acervo cultural de São Francisco é muito rico, e o foco principal, entre outros lugares, é o Centro Para as Artes (no Jardim Yerba Buena) com muitos festivais de dançateatro,músicacinema e montagens artísticas. O Museu de Arte Moderna de São Francisco e o Conservatório Americano de Teatro. Para os visitantes que preferem a paz e tranqüilidade há as Montanhas Russas, que tem esse nome em memória dos marinheiros russos que foram enterrados nela, e é o lugar de refugio de escritores como Jack London e Mark Twain.
Ao norte da baía fica Vallejo, a primeira capital da Califórnia, também um centro interessante para os fãs de história, esportistas e amantes da natureza. Ao leste da baía fica Berkeley, sede cultural da famosa universidade de Berkeley, e de atrações como o Museu de Arte da UC de Berkeley, o Arquivo de Filmes do Pacifico e o Salão Zellerbach. Possui uma grande quantidade de livrarias, cafés e casas noturnas, para estudantes e turistas.
Indo a direção ao sul há Oakland, onde se concentram muitas atividades da região da baía e possui quilômetros de mar com um cenário panorâmico que a torna uma cidade encantadora. Mais ao sul fica São José, famosa pelo clima maravilhoso durante o ano todo e alguns pontos turísticos exclusivos, entre eles o Museu Egípcio Rosicruciano, a Casa do Mistério de Winchester e o inovador museu The Tech.

[editar]Infra-estrutura

[editar]Educação

O sistema de escolas públicas de São Francisco é administrada pela San Francisco Board of Education (Conselho de Educação de São Francisco). O Conselho é composto por sete membros, que são eleitos pela população da cidade para mandatos de quatro anos de duração. Esta organização municipal administra o San Francisco Unified School District (Distrito Escolar Unificado de São Francisco), um distrito escolar que administra cerca de 120 escolas públicas, e que é responsável pela educação de aproximadamente 60 mil estudantes por ano. São Francisco administra um sistema de bibliotecas públicas, composto por 25 bibliotecas espalhadas pela cidade.
São Francisco é um grande pólo educacional. A maior universidade da cidade é a Universidade Estadual de São Francisco. Outras nove instituições de educação superior estão localizadas na cidade.

[editar]Transportes

[editar]Transporte público

São Francisco possui um dos melhores e mais extensivos sistemas de transporte públicoda costa oeste dos Estados Unidos. A San Francisco Municipal Railway é o órgão municipal responsável por administrar as malhas de bondesbondes a tração (que são um dos principais atrativos turísticos da cidade) e de ônibus. O sistema é integrado, considerando-se apenas as linhas de bondes e de ônibus. Os bondes de tração são mais uma atração turística da cidade do que um meio de transporte eficiente, e elas não são integradas com o resto do sistema.
Bay Area Rapid Transit (BART) opera uma linha de metrô que conecta São Francisco com outras cidades vizinhas. Para quem quer se locomover do metrô para um ônibus é necessário o pagamento de um "transfer" 0,25 cents para poder tranferir sua passagem para um ônibus convencional.

[editar]Vias públicas

São Francisco é uma das poucas grandes cidades dos Estados Unidos que optou por usar um sistema de avenidas arteriais como principal componente do sistema de vias públicas da cidade, ao invés de um extensivo sistema de vias expressas. Poucas vias expressas existem na cidade atualmente.
São Francisco conecta-se com a cidade de Oakland, ao norte, através da Ponte São Francisco-Oakland. Ela foi inaugurada em 1936. Similarmente, a cidade conecta-se com oCondado de Marin, localizado a nordeste, somente através Ponte Golden Gate. Esta foi inaugurada em 1937, um ano após a inauguração da ponte de Oakland-São Francisco.

[editar]Aeroportos

O principal aeroporto que serve São Francisco, o Aeroporto Internacional de São Franciscoestá localizado a 12,9 quilômetros sul de São Francisco, no Condado de San Mateo, em uma área anteriormente ocupada por um aterro sanitário. É um dos dois grandes centros aeroportuários da Califórnia, sendo o outro o Aeroporto Internacional de Los Angeles, localizado em Los Angeles. O Aeroporto Internacional de São Francisco é um dos principaishubs da United Airlines. Durante o final da década de 1990, o Aeroporto Internacional de São Francisco chegou a ser o sexto aeroporto comercial mais movimentado do mundo, mas com a depressão econômica dos anos 2000 e 2001, caiu fora da lista dos 10 mais movimentados em 2003. A BART conecta o aeroporto com a cidade, bem como uma via expressa.
Outros aeroportos primários na região incluem o Aeroporto Internacional de Oakland, localizado a 32,2 quilômetros sul de São Francisco, e o Aeroporto Internacional de São José, localizado a 70,8 quilômetros sul de São Francisco.

Um comentário: