quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bélgica

.
Koninkrijk België
Royaume de Belgique
Königreich Belgien

Reino da Bélgica
Bandeira da Bélgica
Brasão de Armas
BandeiraBrasão de armas
LemaNeerlandêsEendracht maakt macht
FrancêsL'union fait la force
AlemãoEinigkeit macht stark
("A União faz a força")
Hino nacional: "La Brabançonne"
MENU
0:00
Gentílico: belga,
bélgico1

Localização da Bélgica

Localização da Bélgica (em vermelho)
No continente europeu (em cinza)
Na União Europeia (em branco)
CapitalBruxelas
50° 54' 00" N 4° 32' 00" E
Cidade mais populosaBruxelas
Língua oficialflamengofrancês,alemão
GovernoMonarquia constitucional
Democracia FederalParlamentar
 - ReiPhilippe
 - Primeiro-ministroElio Di Rupo
Independênciados Países Baixos 
 - Declarada4 de outubro de 1830 
 - Reconhecida19 de abril de 1839 
Entrada na UE25 de março de 1957
Área 
 - Total30 528 km² (140.º)
 - Água (%)6,4
População 
 - Estimativa de 200810 403 951 hab. (77.º)
 - Censo 200110 296 350 hab. 
 - Densidade342 hab./km² (29.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2004
 - TotalUS$ : 316,2 mil milhõesUSD (30.º)
 - Per capitaUS$ : 27 792 EUR (12.º)
IDH (2012)0,896 (17.º) – muito elevado2
Gini (2000)33
MoedaEuro¹ (EUR)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
Org. internacionaisONU (OMC), União Europeia
Cód. ISOBEL
Cód. Internet.be
Cód. telef.+32
Website governamentalwww.belgium.be

Mapa da Bélgica
Bélgica (em neerlandêsBelgiëfrancêsBelgique e alemãoBelgien), oficialmente Reino da Bélgica (em neerlandês: Koninkrijk België, em francês: Royaume de Belgique, em alemão: Königreich Belgien), é um país situado na Europa ocidental. É membro fundador da União Europeia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN.3 A Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.
Ocupando a fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina, a Bélgica é o lar de dois principais grupos linguísticos: osflamengos, falantes do holandês, e os valões, que falam francês, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã. As duas maiores regiões da Bélgica são a região de língua holandesa de Flandres, no norte, com 59% da população e a região francófona daValónia, no sul, habitada por 31% dos belgas. A Região de Bruxelas, oficialmente bilíngue, é um enclave de maioria francófona na Região flamenga e tem 10% da população.4 Uma pequena comunidade de língua alemã existe no leste da Valónia.5 A diversidade linguística da Bélgica e conflitos políticos e culturais são refletidos na história política e no complexo sistema de governo do país.6 7
O nome "Bélgica" é derivado de Gália Belga, uma província romana na parte setentrional da Gália, que era habitada pelos Belgae, uma mistura de povos Celtas e Germânicos.8 9 Historicamente, Bélgica, Holanda e Luxemburgo eram conhecidos como os Países Baixos, nome utilizado para designar uma área um pouco maior do que o atual grupo de países chamado Benelux. Do final da Idade Média até oséculo XVII, o país era um próspero centro de comércio e cultura. A partir do século XVI até a Revolução Belga em 1830, muitas batalhas entre as potências europeias foram travadas na área da atual Bélgica, fazendo com que o país fosse apelidado de "campo de batalha da Europa",10 reputação reforçada pelas duas Guerras Mundiais. Após a sua independência, a Bélgica logo participou da Revolução Industrial11 12 e, no final do século XIX, possuía várias colônias na África.13 A segunda metade do século XX foi marcado pela ascensão de conflitos comunais entre os flamengos e os francófonos, alimentados por diferenças culturais e por uma evolução econômica assimétricaentre os Flandres e a Valónia. Estes conflitos, ainda ativos, têm causado profundas reformas do Estado unitário ex-belga para um estado federal.

História[editar]

Episódio da Revolução belga de 1830(1834), por Egide Charles Gustave Wappers, no Museu de Arte Antiga, emBruxelas.
A Bélgica situa-se numa região habitada por tribos célticas e germânicas na época da conquista por Júlio César, em 50 a.C. Do século XVI ao XVIII, os belgas encontram-se sob domínio espanhol, quando, em 1815, o país é integrado nos Países Baixos, conquistando a suaindependência. Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas alemãs invadem o país. Em 1948, a Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo formam o Benelux (BelgiëNederland e Luxemburgem Neerlandês), abolindo barreiras alfandegárias. A Bélgica torna-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e participa da formação da Comunidade Europeia. Em 1960 concede independência ao Congo, sua antiga colónia. Reformas constitucionais estabelecem três comunidades - flamenga, valã e alemã - e três regiões - FlandresValónia eBruxelas - com instituições autónomas. Mesmo assim, eclodem conflitos entre valões e flamengos em 1987. Atualmente a sua capital, Bruxelas, é a sede de algumas das instituições da União Europeia.

Geografia[editar]

Região de Ardenas.
A Bélgica tem uma área de 30.510 km², distribuídos por três regiões físicas principais: aplanície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas(situadas a sudeste).
A planície costeira consiste principalmente de dunas de areia e polders. Os polders são áreas de terra a uma altitude próxima de ou inferior ao nível do mar, e que foram ganhas ao mar, do qual estão protegidas por diques ou são, mais longe do litoral, campos drenados por meio decanais.
A segunda região física, o planalto central, fica mais no interior. É uma área pouco acidentada, cuja altitude sobe lentamente à medida que se afasta do litoral, com muitos vales férteis e irrigada por muitos cursos de água. Também pode-se encontrar aqui algum terreno mais acidentado, incluindo grutas e pequenas gargantas.
A terceira região física, as Ardenas, é um pouco mais acidentada que as outras duas. Trata-se de planalto densamente florestado, muito rochoso e não muito adequado para a agricultura, que se estende até ao nordeste da França. É aqui que a maior parte da vida selvagem da Bélgica pode ser encontrada. É nas Ardenas que está situado o ponto mais elevado da Bélgica: oSignal de Botrange, com apenas 694 metros de altura.
Os dois principais rios da Bélgica são o Escalda e o Mosa. Esses são fundamentais para tornar prósperas cidades como TournaiGanteAntuérpiaBrugesLiège e Namur.
clima é fresco, temperado e chuvoso: as temperaturas médias de verão são de 25 °C e de inverno de 7 °C. Os extremos anuais (atingidos raramente) são de -12 °C e 32 °C.

Demografia[editar]

Bruxelascapital e maior cidade do país.
No início de 2007 quase 92% da população belga era de cidadãos belgas e cerca de 6% era de cidadãos de outros países membros da União Europeia. Os cidadãos estrangeiros foram predominantemente italianos (171.918), franceses (125.061), holandeses (116,970), marroquinos(80.579), espanhóis (42.765), turcos (39.419) e alemães (37.621).14 15
Quase toda a população belga é urbana, 97% em 2004.16 A densidade populacional da Bélgica é de 342 habitantes por quilômetro quadrado, uma das mais elevadas da Europa, após a dosPaíses Baixos e alguns micro-estados, como Mônaco. A área mais densamente habitada é o "Diamante Flamengo", delineado pelas aglomerações de Antuérpia-Leuven-Bruxelas-Gent. A Ardennes tem a menor densidade. Em 2006, a Região flamenga tinha uma população de cerca de 6.078.600, com Antuérpia (457.749), Ghent (230.951) e Bruges (117.251) suas cidades mais populosas; Valônia tinha 3.413.978, com Charleroi (201.373), Liège (185.574) e Namur (107.178) suas cidades mais populosas. Bruxelas tem 1.018.804 habitantes em 19 comunas, duas das quais têm mais de 100.000 habitantes.17

Idiomas[editar]

Línguas oficiais:
  Holandês (~59%)
  Francês (~40%)
  Alemão (~1%)
A Bélgica tem três idiomas oficiais, que estão na ordem da população falante nativa na Bélgica: o neerlandêsfrancês e alemão. Um certo número de línguas minoritárias não-oficiais são faladas também.
Como não existe censo, não existem dados estatísticos oficiais sobre a distribuição ou o uso das três línguas oficiais da Bélgica ou de seus dialetos. No entanto, vários critérios, incluindo a língua(s) dos pais, da educação, ou do estatuto de segunda língua de origem estrangeira, podem fornecer valores sugeridos. Uma estimativa de 59%18 da população belga fala holandês (muitas vezes coloquialmente referido como "Flamengo") e o francês é falada por 40% da população. O total de falantes do holandês é de 6,23 milhões, concentrados na região dos Flandres no norte, enquanto os falantes de francês compreendem 3,32 milhões na Valônia.19 20 A Comunidade de língua alemã é composta de 73.000 pessoas no leste da Região da Valônia, cerca de 10.000 alemães e 60.000 cidadãos belgas são falantes do alemão. Cerca de 23 mil falantes do alemão vivem em municípios próximos a comunidade oficial germanófona.5 21
Tanto o Francês Belga quanto o Holandês Belga tâm diferenças menores em nuances de vocabulário e semântica das variedades faladas, respectivamente, na Holanda e na França. Muitas pessoas ainda falam dialetos flamengos em seu ambiente local. Dialetos da região da Valônia, juntamente com a língua picarda,22 não são utilizados na vida pública.

Religião[editar]

Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Religião na Bélgica deverá ser fundido aqui. (desde fevereiro de 2013)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Religião na Bélgica (The ARDA)
Tabela das crenças religiosas dos belgas 28
Cristãos81,5%
Agnósticos11,9%
Muçulmanos3,7%
Ateus2,1%
Outras crenças0,8%
Desde a independência do país, o catolicismo romano, contrabalançado por fortes movimentos depensamento livre, teve um papel importante na política da Bélgica.23 No entanto a Bélgica é, em grande parte, um país secular e, como previsto na constituição, laico com liberdade de religião, e o governo geralmente respeita este direito na prática. Durante o reinado de Alberto I e Balduíno, a monarquia teve ocatolicismo profundamente enraizado.
Simbólica e materialmente, a Igreja Católica permanece em uma posição favorável. O conceito belga de "religiões reconhecidas",24 define um caminho para o islã para adquirir o tratamento das religiões judaica eprotestante. Enquanto outras religiões minoritárias, como o hinduísmo, ainda não têm esse estatuto, obudismo deu os primeiros passos em direção ao reconhecimento legal em 2007.25 26 27 De acordo com a pesquisa 2001 Survey and Study of Religion,28 47% da população se identificou como pertencente à Igreja Católica, enquanto que o Islã é a segunda maior religião, com 3,5%. Uma pesquisa de 2006 considerou a região dos Flandres mais religiosa do que a Valônia, sendo que 55% dos entrevistados se consideravam religiosos e 36% acreditavam que Deus criou o mundo.29
Segundo pesquisa do Eurobarômetro, em 2005, 43% de cidadãos belgas responderam que "acreditam que existe um Deus", enquanto 29% responderam que "acreditam que existe algum tipo de espírito ou força vital" e 27% disseram que "não acreditam que haja algum tipo de espírito, Deus ou força vital".30
Uma estimativa de 2008 mostrou31 que 6% da população belga, cerca de 628.751 pessoas, é muçulmana (98% sunitas). Os muçulmanos constituem 25,5% da população de Bruxelas, 4,0% dos habitantes da Valônia e 3,9% dos Flandres. A maioria dos muçulmanos belgas vivem nas grandes cidades, comoAntuérpia, Bruxelas e Charleroi. Os marroquinos são o maior grupo de imigrantes na Bélgica, com 264.974 pessoas. Os turcos são o terceiro maior grupo e, o segundo maior grupo étnico muçulmano, com 159.336 pessoas.32 Além disso, cerca de 10.000 sikhs também estão presentes na Bélgica.33

Política[editar]

Filipe, rei da Bélgica.
A Bélgica é uma monarquia constitucional, popular e uma democracia parlamentar.
parlamento bicameral federal é composto de um senado e uma câmara dos deputados. O primeiro é composto por 40 políticos eleitos diretamente e 21 representantes designados pelos parlamentos das 3 Comunidades, 10 senadores cooptados e os filhos do rei, como senadores por direito. Os 150 deputados da câmara são eleitos por um sistema de votação proporcional em 11 circunscrições eleitorais. A Bélgica é um dos poucos países que tem o voto compulsório e, portanto, detém um dos maiores índices de comparecimento às urnas em todo o mundo.34
O rei (atualmente Filipe I) é o chefe de estado, embora dispondo de prerrogativas limitadas. Ele nomeia os ministros, incluindo o primeiro-ministro, que têm a confiança da câmara dos deputados para formar o governo federal. O número de ministros de falantes do holandês e do francês são iguais, conforme prescrito pela constituição.35 O sistema judicial é baseado no sistema romano-germânico e tem origem no Código Napoleônico.

Subdivisões[editar]

A Bélgica está subdividida em duas regiões, cada uma com cinco províncias, e uma terceira região, a Região de Bruxelas-Capital contendo a capitalBruxelas. Há ainda a divisão em comunidades linguísticas (neerlandesa, com instituições coincidentes com as da região flamenga; francesa, não se confundindo com a Valónia, e germanófona, no extremo leste dessa região). Aqui se encontram listadas por região, com as suas capitais:
Comunidades:
  Comunidade flamenga / Área linguísticaholandesa
         Comunidade Flamenga e Francesa / Área linguística bilíngue
  Comunidade Francesa / Área linguísticafrancesa
  Comunidade Germanófona / Área linguística alemã
Regiões:
  Região flamenga / Área linguísticaholandesa
  Região Bruxelas-Capital / Área linguística bilíngue
  Valônia / Área linguística francesa egermânica

Divisão linguística[editar]

A Bélgica é um país heterogêneo dividido em três línguas:
Essa divisão linguística causa conflitos na Bélgica; em Flandres há actualmente um número importante de pessoas querendo se separar da Valónia, não só por motivos de diferença linguística, mas também por causa de incompatibilidade económica. Alguns querem um federalismo muito avançado, outros a independência e ainda outros querem se unir aos Países Baixos (Holanda).

Economia[editar]

A economia fortemente globalizada da Bélgica36 e sua infraestrutura de transporte são integradas com o resto daEuropa. A sua localização no coração de uma região altamente industrializada ajudou a torná-la a 15ª maior nação comercial do mundo em 2007.37 38 A economia é caracterizada por uma força de trabalho altamente produtiva, um PNB alto e por exportações per capita mais elevadas.39 Os principais produtos importados pela Bélgica são alimentos,maquinariadiamantespetróleo e derivados, químicos, vestuário e têxteis. Os principais produtos belgas exportados são automóveis, produtos alimentícios, ferro e aço, diamantes lapidados, têxteis, plásticos, produtos de petróleo e de metais não-ferrosos.
economia da Bélgica está fortemente orientada para os serviços e mostra uma dupla natureza: a região flamenga tem uma economia dinâmica e a Valônia tem uma economia menos desenvolvida.11 40 Um dos membros fundadores da União Europeia, a Bélgica apoia fortemente uma economia aberta e o alargamento das competências das instituições da UE para integrar as economias dos membros do bloco. Desde 1922, através da União Econômica Belgo-Luxemburguesa, Bélgica eLuxemburgo têm sido um mercado único de comércio com a união aduaneira e monetária.
Porto da Antuérpia.
A Bélgica foi o primeiro país continental europeu a entrar na Revolução Industrial, no início do século XIX.41 Liège e Charleroi desenvolveram rapidamente a mineração e a siderurgia, que floresceram até meados do século XX no vale do Sambre-Mosa, o sillon industriel (em francêsvale industrial), fizeram da Bélgica uma das três maiores nações mais industrializadas do mundo entre 1830-1910.42 No entanto, por volta de 1840, a indústria têxtil da Flandres entrou em grave crise e a região passou fome entre 1846-1850.
Após a Segunda Guerra MundialGhent e Antuérpia experimentaram uma rápida expansão das indústrias química e petrolífera. As crises do petróleo de 1973 e 1979 levaram a economia do país e entrar em um processo de recessão; foi particularmente prolongado na Valônia, onde a indústria do aço tinha se tornado menos competitiva e experimentou um forte declínio.43 Nas décadas de 1980 e 1990, o centro econômico do país continuou em deslocamento para o norte e, agora, está concentrado na área populosa chamada "Diamante Flamengo".44
Até o final da década de 1980, as políticas macroeconômicas belga resultaram em uma dívida acumulada de cerca de 120% do PIB. Em 2006, o orçamento foi equilibrado e a dívida pública foi equivalente a 90,30% do PIB.45 Em 2005 e 2006, as taxas de crescimento real do PIB foram de 1,5% e 3,0%, respectivamente, ligeiramente acima da média para a zona Euro. As taxas de desemprego de 8,4% em 2005 e 8,2% em 2006 também estavam perto da média da área.46
De 1832 até 2002, a moeda da Bélgica foi o franco belga. o país adotou o euro em 2002, com a primeira série de moedas de euro a ser cunhadas em 1999. O padrão de moedas do euro belga, designado para a circulação, mostra o retrato do rei Alberto II.

Cultura[editar]

Waffles belgas.

Desporto[editar]

Na Bélgica, praticam-se as seguintes modalidades desportivas:

Feriados[editar]


DataNome em portuguêsNome localObservações
6 de dezembroDia de São NicolauSinterklaas
Saint-Nicolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário