terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bahrein


مَمْلَكَةُ البَحْرَين
Kingdom of Bahrein

Reino do Bahrein
Bandeira do Bahrein
Brasão de armas do Bahrein
BandeiraBrasão de armas
Hino nacionalBahrainona
MENU
0:00
Gentílico: Baremense, baremês, bareinita ou barenita1 2

Localização do Bahrein

Localização do Bahrein (a verde) na Ásia (a cinzento).
CapitalManama
Língua oficialÁrabe e inglês
GovernoMonarquia constitucional
 - ReiHamad bin Isa al-Khalifa
 - Príncipe HerdeiroSalman bin Hamad bin Isa Al Khalifa
 - Primeiro-ministroKhalifa bin Salman al-Khalifa
Independênciado Reino Unido 
 - Data (declarada)14 de Agosto de 1971 
Área 
 - Total750 km² (184.º)
População 
 - Estimativa de 2009791 000 hab. (n/a.º)
 - Densidade1 189,5 hab./km² (7.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2008
 - TotalUS$ 27,014 biliões (118.º)
 - Per capitaUS$ 34 662 (32.º)
IDH (2012)0,796 (48.º) – elevado3
MoedaDinar bareinita (BHR)
Fuso horárioUTC (UTC+3)
Org. internacionaisLiga ÁrabeONU,Conselho de Cooperação do Golfo
Cód. ISOBHR
Cód. Internet.bh
Cód. telef.+973

Mapa do Bahrein
Bahrein4 , BahrainBareine5 6 , Barein1 4 6 ou Barém4 6 7 8 9 Nota 1 é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama. Os desertos, com sua esterilidade, cobrem mais de 30 ilhas componentes desse país árabe.
No Bahrein, na região do golfo Pérsico, há muito tempo se praticam atividades econômicas muito importantes, como o comércio e as comunicações. Mas, a continuidade do subdesenvolvimento do país perdurou até ser descoberto o petróleo, em 1932, na ilha mais importante, que também se chama Bahrein. Hoje em dia, o país é possuidor de um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da região do golfo. O Bahrein pertencia ao Reino Unido como protetorado entre 1861 e 1971, quando tem se declarado independente. Manama é a sede do governo, cidade mais populosa e principal centro comercial.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do país vem da língua árabe para "dois mares". A referência exata a estes "dois mares" continua a ser assunto de debate. Alguns identificam os "dois mares" como as águas da baía nos dois lados da ilha. Outros acreditam que o nome se refere à posição do país como uma ilha do golfo pérsico, separada por "dois mares", a Arábia ao sul e o Irão ao norte. Ainda há os que sugerem que o primeiro mar está em volta do Bahrein e o segundo "mar" metaforicamente representa a abundância natural de águas termais sob a própria ilha.
Em português a grafia do país é muito variável. As formas Bahrein e Bahrain se encontram muito difundidas nos países lusófonos, sendo um anglicismo, já que a transliteração correta do árabe البحرين para português é Bareine.10 Em Portugal, a grafia aportuguesada utilizada de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves é Barém.11 No Brasil são preferidas as formasBarein e Bareine, enquanto Barain se encontra também difundido.
Como gentílicos aceitam-se bareinita e os poucos usados baremense e baremês.11

História[editar | editar código-fonte]

As ilhas de Bahrein foram sempre compradas, vendidas e cobiçadas desde a Antiguidade, principalmente devido à sua posição geoestratégica privilegiada na região do Golfo. De 1521 a 1602, o país foi ocupado pelos portugueses. Em 1602 e com a ajuda dos ingleses as ilhas foram tomadas pelo Império Safávida tornando-se uma base estratégica e militar muito importante. Ahmad bin Khalifa, um príncipe oriundo da Arábia Saudita, conquistou as ilhas e obteve a sua independência do Império Afsharida em 1783. Vários tratados forçados, feitos no século XIX, determinaram que o arquipélago se transformasse num protetorado militar e comercial britânico. O Bahrein conseguiu novamente a independência (saindo da situação colonial de protetorado ocupado militarmente) em 1971 e transformou-se ememirado.
Em 1973 foi promulgada uma constituição que estabeleceu o regime monárquico tradicional e criou um sistema bicameral de conselhos, um conselho consultivo e um conselho dos representantes.
Em Fevereiro de 2011 eclodiu uma importante onda de protestos no país, em sintonia com os protestos no mundo árabe em 2010-2011.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pôr-do-sol no Bahrein.
O Bahrein é um arquipélago de trinta e cinco ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Qatar, das trinta e cinco ilhas apenas, três são habitadas: Barein, Umm Nassam e Al Muharraq. A maior das ilhas é a dhkle Bahrein, com 16 km de extensão no sentido leste-oeste e 48 km no sentido norte-sul. A ilha principal é unida às pequenas ilhas de Muharraq e Sitra por uma estrada. Em 1986 uma ponte que liga Bahrein à Arábia Saudita foi inaugurada. A superfície total do país é de 692 km².
A altitude máxima no arquipélago barenita é a colina de Jabal Dukhan, com 130m, e que fica na ilha principal. O clima no país é árido, com temperaturas elevadas no verão, superando uma média de 28 °C, e moderadas no inverno, com média de 21 °C. As precipitações de chuvas não passam oitenta milímetros anuais, e se concentram no inverno. A escassez de água não impediu que as ilhas tenham algumas culturas de irrigação em torno dos mananciais na costa norte do país. O arquipélago possui cerca de 200 espécies vegetais. A fauna é formada por mamíferos, como a gazela, a lebre e o mangusto.

Política[editar | editar código-fonte]

Rei Hamad bin Isa Al Khalifa do Bahrein.
O Bahrein é uma monarquia constitucional com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.
O actual primeiro-ministro (que é o mesmo desde 1971), bem como a totalidade do gabinete são da família real.
Esse estado tem órgãos bicamerais compostos por um conselho consultivo e um conselho dos representantes. Na teoria esses dois conselhos deveriam equilibrar-se, mas, na prática, o primeiro tem completa ascendência sobre o segundo, gerando algumas tensões entre a maioria da população que se opõe à monarquia governante e à minoria que a apoia. É interessante observar que no Bahrein a maioria da população (70%) é xiita, mas a família reinante Al Khalifa é sunita; todavia o Bahrein é um país relativamente estável e com poucos conflitos religiosos entre as duas vertentes muçulmanas

Símbolos nacionais[editar | editar código-fonte]

bandeira nacional é formada por um pano vermelho, com uma faixa vertical de cor branca ao lado. A cor branca representa a trégua feita com os países vizinhos. A borda desta faixa, que separa as cores, tem forma de serra dentada de cinco pontas, representando os pilares do islão.
brasão de armas foi desenhado nos anos 1930 pelo Conselheiro britânico do Rei do Bahrein (então o emir). O escudo contém o mesmo desenho encontrado na bandeira nacional com um escudo no centro. Consiste em um campo de gules com una franja dentada (com seis pontas) de prata, situada com o chefe. Ao redor do escudo apresentam-se lambrequíns de gules e prata que o decoram.
"Bahrainona" (Nosso Bahrein) é o hino nacional do Bahrein. Foi adoptado em 1971. A letra é de Mohamed Sudqi Ayyash (1925-), mas o autor da música é desconhecido.

Forças armadas[editar | editar código-fonte]

O reino possui uma pequena, mas bem equipada força militar, denominada Forças de Defesa do Bahrein, totalizando cerca de 13.000 militares. O comandante supremo das forças armadas do Bahrein é o rei Hamad bin Isa Al Khalifa.12
O governo do Bahrein possui relações estreitas com os Estados Unidos, tendo assinado um acordo de cooperação militar, em 1991, que permitiu a instalação de uma frota naval norte-americana no país.13

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Manama, capital do país.
Municipalidades
Antes de 3 de Julho de 2002, o Bahrein, encontrava-se dividido em doze municipalidades, estas eram administradas a partir da capital Manama e, posteriormente, transformaram-se em províncias.
Províncias
O Bahrein está dividido em cinco províncias:
  1. Capital
  2. Central
  3. Muharraq
  4. Norte
  5. Sul

Economia[editar | editar código-fonte]


A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein sedia diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo14 .
Em 1932, foi descoberto petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein. A extração do óleo era controlada por petrolíferas norte-americanas, mas passou em grande parte para a administração da BAPCO (Bahrein Petroleum Company). A extração de gás natural e petróleo adquiriu fundamental importância ao país. O arquipélago se tornou centro produtor e ponto de refinação e embarque do óleo cru vindo da Arábia Saudita, que o envia por um oleoduto submarino.
Vista aérea das Ilhas Amwaj e de Muharraq.
Com a renda do petróleo, diversos projetos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval. As antigas atividades piratas dos nativos foram substituídas pelo tráfego de frota mercante moderna. O desenvolvimento das atividades bancárias e de serviços transformou Bahrein num dos principais centros financeiros e comerciais do Médio Oriente. Esta situação é exemplificada por uma moderna rede de comunicações e pelo aeroporto internacional situado na ilha de Muharraq.
O uso das águas subterrâneas possibilita a prática da horticultura, porém, em quantidade insuficiente para atender toda a população. A tradicional coleta de ostras perolíferas quase desapareceu, em detrimento da menor rentabilidade que a cultura oferece perante a competição das pérolas cultivadas.
Entretanto, o desemprego, especialmente entre os jovens, e a deterioração dos lençóis subterrâneos de água são as principais preocupações nacionais a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário