segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Belize


Belize
Belize
Bandeira do Belize
Brasão de armas do Belize
BandeiraBrasão de armas
LemaSub Umbra Floreo (latim)
"Floresço à sombra"
Hino nacionalLand of the Free
MENU
0:00
Gentílico: belizenho,
belizense

Localização
CapitalBelmopan
Cidade mais populosaCidade do Belize
Língua oficialInglês (o espanhol e ocrioulo belizenho são reconhecidos como línguas regionais)
GovernoMonarquia constitucional
Democraciaparlamentarista
 - MonarcaIsabel II
 - Governador-geralColville Young
 - Primeiro-ministroDean Barrow
Independênciado Reino Unido 
 - Declarada21 de Setembro de 1981 
Área 
 - Total22 966 km² (150.º)
 - Água (%)0,7
População 
 - Estimativa de 2010333 0001 hab. (173.º)
 - Densidade15 hab./km² (198.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 2,896 bilhões(português brasileiro) ou 2,8mil milhões (português europeu) USD2  (163.º)
 - Per capitaUS$ 8,264 USD2  (76.°.º)
IDH (2012)0,702 (96.º) – médio3
MoedaDólar de Belize(português brasileiro) oudólar do Belize(português europeu) (BZD)
Fuso horário(UTC-6)
Org. internacionaisCARICOM, da CELAC eSICA
Cód. ISOBLZ
Cód. Internet.bz
Cód. telef.+501
Belize (no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar das Caraíbas (português europeu) (mar do Caribe (português brasileiro)) e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de largura e 110 km de largura.
Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010),1 o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central.4 A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012)5 e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.6
O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com umaherança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina. É membro da Comunidade das Caraíbas (CARICOM), da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). Faz também parte da Comunidade de Nações (Commonwealth of Nations), sendo um dos reinos que têm a Rainha Isabel II como chefe de Estado.
Belmopan, ou Belmopã, é a capital do país enquanto que a cidade de Belize, com 61 461 habitantes, é a maior cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Até à chegada dos europeus, era habitado pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1981Guatemala reconheceu o país em 1992.

Independência[editar | editar código-fonte]

Reformas constitucionais foram iniciadas em 1954 e resultou em uma nova constituição, dez anos depois. O Reino Unido concedeu a Honduras Britânicas um autogoverno em 1964, e o líder da independência George Price tornou-se primeiro-ministro da colônia. As Honduras Britânicas foram rebatizadas oficialmente em 1973, com o nome de Belize.
O PUP ganhou todas as eleições até 1984. Desde a independência, uma guarnição britânica foi mantida em Belize, a pedido do governo de Belize, incluindo, às vezes, os jatos Harrier.

Política[editar | editar código-fonte]

Mapa político de Belize.
Belize é uma democracia parlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado e é representado no país por um governador-geral que deve ser belizenho. O principal órgão executivo do governo é o gabinete, liderado por um primeiro-ministro que é chefe de governo. Os ministros do gabinete não são membros do partido político com maioria no parlamento e geralmente mantêm os cargos eleitos dentro dele concorrentemente com suas posições no gabinete.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Doyle's Delight, a 1124 metros de altitude. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costacaribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral. O clima local é tropical e normalmente muito quente e úmido. A temporada chuvosa dura de maio a novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.

Clima[editar | editar código-fonte]

Belize tem um clima tropical com estação chuvosa e estação seca, embora haja variações significativas nos padrões climáticos por região. As temperaturas variam de acordo em nova york com a proximidade da elevação, para a costa, e os efeitos de moderação da circulação dos ventos do nordeste ao largo do Caribe.

Economia[editar | editar código-fonte]

A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com oturismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird. As políticas expansiva, monetária e fiscal do governo iniciadas em setembro de 1998 levaram a um crescimento do PIB de 6,4% em 1999e de 10,5% em 2000. O crescimento regrediu para 3% em 2001 devido à desaceleração econômica global e a severos danos à agricultura, pescas e turismo provocados por furacões. As principais fontes de preocupação governamental continuam a ser o crescimento rápido do déficit comercial e a dívida externa. Um objetivo-chave de curto prazo é a redução da pobreza com a ajuda de doadores internacionais. Em 2009, havia mais belizianos vivendo fora do país (em especial nos Estados Unidos) do que no próprio Belize, e uma porção muito significativa do PNB do Belize provém das remessas desses emigrantes.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Evolução demográfica em Belize.
A população do Belize é composta em sua maior parte por pessoas de ascendência multirracial. Cerca de metade da população de Belize é de ascendência mista, maia e europeia (mestiços), 25% são de ascendência africana e afro-europeia (crioula), cerca de 10% são maias e cerca de 6% são afro-ameríndios (Garifuna). O restante inclui grupos de origem europeia, indianachinesanorte-americana e do médio oriente.
inglês é a língua oficial. A maior parte dos belizianos que não tenham imigrado recentemente de países vizinhos têm pelo menos um conhecimento básico de inglês. O inglês e um crioulo inglês predominam ao longo da costa e no centro e sul do país. No oeste e no norte, o espanhol é mais falado. O espanhol é a língua materna de cerca de 50% da população e é falado como segunda língua por outros 36%7 . Os vários grupos maia ainda falamlínguas maia e um dialecto crioulo inglês, semelhante aos dialectos crioulos das ilhas das Caraíbas de língua inglesa, é falado pela maioria. Algumas comunidades do sul do Belize falam principalmente garifuna.

Religião[editar | editar código-fonte]

Cerca de 50% da população é católica romana. A igreja anglicana e outros grupos cristãos protestantes compõem a maior parte do restante. Cerca de 5% pertence à comunidade menonita delíngua alemã/Plautdeutsch.

Cidades mais populosas[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.
O país já foi uma colônia britânica, por isso fala-se inglês com sotaque britânico. Belize localiza-se logo ao sul do México, recebendo influências culturais daquele país.
O Belize é um país predominantemente católico, muitas escolas trazem nome de santos ou referências bíblicas e a educação religiosa faz parte da grade curricular.
televisão exibe principalmente programação importada, em geral de países do restante do continente americano (do norte, central e do sul).
A cidade de Orange Walk se destaca pela produção de laranjas.
A presença de cobras e crocodilos em certos pontos causa a necessidade de construção de casas de palafitas, elevadas sobre bases de marquises de madeira, para proteção.
Há esconderijos subterrâneos de proteção contra furacões tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário