terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bombaim


Bombaim
Principais símbolos de Mumbai
Principais símbolos de Mumbai
Bombaim está localizado em: Índia
Bombaim
Localização de Bombaim na Índia
18° 57' 36" N 72° 49' 12" E
País Índia
EstadoMaharashtra
Área
 - Total437 71 km²
Altitude8 m (26 pés)
População (2009)
 - Total13 922 125
 - Densidade31 806/km2 
Gentílico:não há
Sítiowww.mcgm.gov.in
Commons
Commons possui multimídias sobre Bombaim
Bombaim1 ou Mumbai (em marata, मुंबई, Mumbaī; em inglêsMumbai ou Bombay) é a maior e mais importante cidade da Índia. Conta com uma população estimada em 12 478 447 habitantes (20112 ) residindo apenas em seu núcleo urbano, ou 20 748 395, se consideramos suaregião metropolitana, conhecida como Grande Mumbai, a segunda maior do país3 — atrás apenas da Grande Deli — e a 4.ª mais populosa do mundo. Capital e maior cidade do estado indiano de Maharashtra, Mumbai localiza-se na ilha de Salsete, as margens do Oceano Índico.
As sete ilhas que vieram a constituir Bombaim são habitadas, há séculos, por nómadas que tinham como a pesca a principal fonte de sobrevivência. Durante séculos, as ilhas ficaram sob o controle de sucessivos impérios indianos, antes de ser cedido ao Império de Portugale, posteriormente, a Companhia Britânica das Índias Orientais, controlada pelo Império Britânico. Durante meados do século XVIII, a urbanização de Bombaim foi reformulada pelos britânicos, com grandes projetos de engenharia civil, fazendo surgir uma cidade comercial e cosmopolita. O desenvolvimento econômico e educacional caracterizou a cidade durante o século XIX, tornando-a uma forte base para o movimento de independência da Índia, no início do século XX. Quando o país se tornou independente em 1947, a cidade foi incorporada aoestado de Bombaim. Em 1960, após a o movimento Maharashtra Samyukta, o novo estado de Maharashtra foi criado, com Bombaim como capital, como se mantém até hoje.
Classificada como uma "Cidade Global Alfa", Bombaim é, portanto, o maior centro econômico e comercial da Índia, abrigando instituições financeiras importantes, como o Reserve Bank of India (o banco central indiano), a Bombay Stock Exchange e a National Stock Exchange of India, bem como a matriz de diversas empresas indianas. Todos esses atributos fazem com que a cidade seja considerada a mais rica do país, com um Produto Metropolitano Bruto (PMB) estimado em US$209 bilhões em 2008,4 segundo cálculos da PricewaterhouseCoopers, e correspondendo a cerca de 5,5% do produto interno bruto do país. A cidade ainda é responsável por quase 70% de todas as transações comerciais e financeiras da Índia.
Com um dos maiores e mais movimentados portos do mundo, a cidade de Bombaim é responsável por cerca de 70% de toda a atividade portuária do país — devido, principalmente a sua modernidade e a sua posição estratégica dentro do continente asiático.
Bombaim atrai migrantes de todo o país e de vários países vizinhos, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Tornou-se, com isto, um núcleo cosmopolita de várias comunidades e culturas. Encontra-se em Bombaim a chamadaBollywood, a indústria indiana de cinema e televisão.
Em 1995, o governo local repudiou a versão oficial inglesa do nome da cidade, Bombay, em favor da forma oficial marata मुंबई, transcrita como Mumbai.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

É consensual actualmente que o nome do local deriva da deusa adorada no templo de Mumbadevi, um dos mais antigos da ilha construído pela população nativa, encontrado pelos Portugueses à sua chegada, que o deixaram intacto.5
Acredita-se que a primeira referência europeia à ilha de Bombaim foi feita por Diogo Barbosa em 1516, designando-a Benamajambu;(a)6Alguns autores pretendem que majambu poderá ser uma alusão a Mumbadevi.7 No entanto, enquanto que Bena refere-se provavelmente aThanamajambu parece referir-se somente à vizinha ilha de Mahim, actual subúrbio de Bombaim.5 O primeiro escritor português a se referir ao local como Bombaim foi Gaspar Correia, que chegou à Índia em 1512, nas suas "Lendas da Índia", cuja escrita começou por essa altura, sendo secretário de Afonso de Albuquerque.5 Naquele mesmo século, a grafia parece haver evoluído para Mombayn (1525)8 e depoisMombaim (1563)9
J.P. Machado refuta uma explicação alternativa para o nome, sem bases científicas, segundo a qual Bombaim seria uma corruptela do português "Bom Bahia" (sic) ou "Boa Bahia". Esta confusão teria levado ingleses pouco sabedores de português a suporem a presença dessa palavra no topónimo, pelo que o português Bombaim teria se transformado no inglês Bombay.10

História[editar | editar código-fonte]

Haji Ali Dargah foi construído em 1431, quando Bombaim estava sob o domínio doSultanato Gujarat
Vista da cidade em 1890
Nariman Point, exclusivo distrito comercial de Bombaim
A atual Bombaim era, originalmente, um arquipélago de sete ilhas. Os artefatos encontrados perto deKandivali, no norte da cidade, indicam que as mesmas eram habitadas desde a Idade da Pedra. A presença humana encontra-se documentada desde 250 a.C., quando o local era conhecido como Heptanésia (Ptolomeu). Durante o século III a.C., as ilhas integraram o Império Máuria, governado pelo imperador budista Açoca. Posteriormente, os soberanos hindus da dinastia Silhara governaram-nas até 1343, quando foram anexadas pelo Reino do Guzerate.
A chegada de Portugueses a Bombaim registrou-se em 1509. Posteriormente, em 1534, estes tomaram as ilhas ao sultão Bádur Xá de Guzerate. Em1661, entregaram-nas a Carlos II da Inglaterra como dote de Catarina de Bragança. Em 1668, a coroa inglesa arrendou as ilhas à Companhia Inglesa das Índias Orientais. Neste período, a população cresceu rapidamente de 10 000 habitantes em 1661 para 60 000 em 1675. Em 1687, a companhia transferiu a sua sede de Surate para Bombaim.
A partir de 1817, a cidade foi reformulada, com grandes projetos de engenharia civil destinados a fundir todas as ilhas do arquipélago em um único terreno. A primeira ferrovia indiana, aberta em 1853, ligava Bombaim a Thane. Durante a Guerra Civil Americana (1861-1865), a cidade tornou-se o principal mercado de algodão do mundo, o que estimulou consideravelmente a economia local. A abertura do Canal de Suez em 1869 transformou Bombaim em um dos maiores portos marítimos do Mar Arábico.
Nos trinta anos seguintes, a cidade tornou-se um grande centro urbano, com melhorias na infraestrutura e o surgimento de muitas das instituições municipais. A população atingiu um milhão de habitantes em 1906, o que a fez a segunda maior cidade da Índia depois de Calcutá. Foi uma base importante para o movimento de independência indiano, de que é exemplo o movimento "Deixem a Índia" (Quit India, em inglês), convocado por Gandhiem 1942. Após a independência da Índia em 1947, Bombaim passou a ser a capital do estado de Bombaim. Em 1950, a cidade expandiu-se até os seus limites atuais, ao incorporar partes da ilha de Salsete, ao norte.
Em 1960, quando o estado de Bombaim foi dividido por critérios linguísticos entre os novos estados de Maharashtra e Guzerate, a cidade tornou-se a capital do primeiro.
O final dos anos 1970 assistiu a um surto de construção e a um influxo considerável de migrantes, que fizeram Bombaim ultrapassar Calcutá em termos populacionais. A presença de forasteiros começou a preocupar a etnia local, marata, o que levou ao surgimento do partido político de direitaShiv Sena, em 1966. A cidade viveu episódios violentos, como o tumulto sectário de 1992 e os atentados a bomba de 1993 e de 2006, este último ligado a terroristas islâmicos.
Em 1995, o governo do estado de Maharashtra, controlado pelo Shiv Sena, repudiou o nome tradicional Bombay para a cidade em favor da versão marata Mumbai.
Em 2004, a cidade sediou o Fórum Social Mundial.
Em 2008, houve um ataque terrorista na cidade que matou mais de cem pessoas e deixou outras 300 feridas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os distritos de Bombaim: em amarelo, a cidade; em verde, os subúrbios
Bombaim encontra-se na ilha de Salsete, na desembocadura do rio Ulhas, ao largo da costa ocidental da Índia, numa região litorânea chamada Concão. A maior parte da cidade está ao nível do mar; a elevação média vai de 10 a 15metros. Bombaim soma 468 km² de área.
O litoral da cidade possui diversas baías e canais; a costa oriental da ilha de Salsete é coberta por grandes manguezais, ricos em biodiversidade.
A região onde se encontra Bombaim é sismicamente ativa e, portanto ,sujeita a terremotos, devido a três falhas geológicas na vizinhança.
Bombaim é formada por duas áreas distintas: a cidade e os subúrbios, que se constituem em distritos separados, pertencentes ao estado de Maharashtra.

Clima[editar | editar código-fonte]

clima da cidade, localizada na zona tropical e defronte do Mar Arábico, apresenta duas estações definidas - a úmida e a seca. Na estação úmida, entre Março e Outubro, a temperatura ultrapassa 30 °C, com alta umidade. As monções são características desta época do ano, entre Junho e Setembro, causando umaprecipitação anual de 2 200 mm.
A estação seca, entre Novembro e Fevereiro, apresenta níveis mais baixos de umidade e temperaturas moderadas. Os ventos setentrionais baixam a temperatura em Janeiro e Fevereiro.
As temperaturas anuais variam entre 38 e 11 °C.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Rua em Dharavi, uma das maioresfavelas da Ásia
A taxa de alfabetização de Bombaim ultrapassa 86%, significativamente maior que a média nacional, que não chega a 60%.
As principais religiões presentes na cidade são o hinduísmo (68% da população), o islamismo (17%), o cristianismo e o budismo (4% cada). Há aindaparsesjainistassiquesjudeus e ateístas.
língua mais ouvida nas ruas da cidade é uma variante coloquial de hindi chamada Bambaiya, que mistura hindi, maratainglês e algumas palavras próprias. O marata é amplamente falado e é também o idioma oficial do estado de Maharashtra. O inglês é abundantemente falado e é a principal língua nas empresas e escritórios locais. Outras línguas indianas são faladas: tâmilguzeratitélugocanaráconcani e urdu.
Bombaim sofre com os mesmos problemas de urbanização que afligem outras cidades de crescimento rápido em países em desenvolvimento: pobrezageneralizada e padrões precários de saúde, emprego e educação. Cerca de 55% da população vivem em favelas, as quais cobrem apenas 6% das terras da cidade11 .

Economia[editar | editar código-fonte]

Skyline do centro de Mumbai ao anoitecer
Modernos edifícios na área portuária de Mumbai
Shopping moderno em Mumbai. Símbolo do crescimento do setor de serviços na economia da cidade
Mumbai é a maior cidade da Índia, e, efetivamente, o principal e mais desenvolvido centro financeiro e comercial do país, sendo responsável por cerca de 6% do produto interno bruto indiano em 201012 13 . A cidade e sua região metropolitana servem ainda como grande centro industrial e comercial, contribuindo ao empregar 10% da mão-de-obra fabril, e fornecer 25% do rendimento industrial bruto do país e 33% dos impostos recolhidos pelo governo através da realização de atividades financeiras, além de gerar 20% dos impostos extraídos do setor de serviços na Índia14 .
Em 2008, o produto interno bruto nominal da região metropolitana de Mumbai foi de 919 bilhões de rúpias indianas (cerca de 183 bilhões de USD15 , enquanto sua Paridade de Poder de Compra ficou em pouco mais de 1 trilhão de rúpias indianas (o que equivale a aproximadamente US$208 bilhões)15 . Já em 2009, o produto interno bruto per capita da Grande Mumbai foi de 48 000 rúpias indianas (cerca de 9 700 USD)16 17 , três vezes superior ao produto interno bruto per capita nacional18 .
Muitos dos aglomerados empresariais indianos (como Larsen and Toubro, Reliance, TATA Group, Life Corp. etc.), além de cinco das 500 maiores empresas do mundo, segunda a revista Forbes, têm sede em Mumbai19 . Além disso, a maioria dos bancos e instituições financeiras da Índia estão sediadas na cidade ou em sua região metropolitana13 .
Desde os anos 1970, Mumbai vem registrando longo crescimento na atividade portuária e no setor industrial, considerados fundamentais para a economia da cidade desde a independencia do Reino Unido. Entretanto, as atividades financeiras e o setor de comércio e seviços vem ganhando cada vez mais espaço na economia da cidade, principalmente desde o final dos anos 199016 20 21 . Em 2008, a Globalization and World Cities Study Groupclassificou Mumbai como uma Cidade Global Alfa, o mais alto índice para se classificar uma cidade global. Tal alta classificação é fruto do fato da cidade ser a 3ª mais cara do mundo para atividades empresariais, e de ter sido tida como a cidade com mais rápido crescimento economico da Ásia em 200722 .

Esportes[editar | editar código-fonte]

Assim como na maioria do país, o esporte mais popular de Bombaim é o críquete, o principal time de críquete é o Mumbai Indians da Indian Premier League. Junto com Londres, Bombaim é a única cidade do mundo que recebeu duas finais da Copa do Mundo de Críquete.
A cidade também é a casa do Maratha Warriors da Premier Hockey League e três times de futebol da I-League, o Mumbai FCMahindra United e o Air-India FC.

Política[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Bombaim é geminada com as seguintes cidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário