segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Guatemala


República de Guatemala
República da Guatemala
Bandeira da Guatemala
Brasão de armas da Guatemala
BandeiraBrasão das armas
LemaLibre Crezca Fecundo
("Livre, cresça fecundo")
Hino nacionalHimno Nacional de Guatemala
Gentílico: guatemalteco(a),
guatemalense,1
guatemalês(esa)2

Localização
CapitalCidade da Guatemala
Língua oficialEspanhol
GovernoRepública presidencialista
 - PresidenteOtto Pérez Molina
 - Vice-presidenteRoxana Baldetti
Independênciada Espanha 
 - Declarada15 de Setembro de 1821 
Área 
 - Total108.890 km² (106.º)
 - Água (%)0,4
 FronteiraMéxicoBelizeHonduras e El Salvador
População 
 - Estimativa de201214 373 472 3 hab. (69.º)
 - Densidade134,6 hab./km² (85.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2012
 - TotalUS$ 78.420.000 bilhões USD 4 (83.º)
 - Per capitaUS$ 5.200 USD (154.º)
IDH (2012)0,581 (133.º) – médio5
MoedaQuetzal
Fuso horário(UTC−6)
Cód. Internet.gt
Cód. telef.++502
Website governamentalhttp://www.guatemala.gob.gt

Mapa
Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Guatemala vem do náhuatl Quauhtlemallan e significa "lugar com muitas árvores"

História[editar | editar código-fonte]

Tikal é um dos maiores sítios arqueológicos e centros urbanos da antiga civilização maia.
Do século IV ao século XI, as planícies da região de Péten foram o coração da florescentecivilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.
Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.
A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade doSéculo XX experimentou uma variedade de governos militares e civis, sendo uma dessas de Jacobo Arbenz - que fora retirado do poder por ameaçar fazer reforma agrária em terras da United Fruit Company; desse modo sofreu um golpe com intervenção estadunidense, em 1953, colocando um ponto final na política de Boa Vizinhança, caracterizada pelo governo Roosevelt, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo da paz terminando formalmente com o conflito, que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado ummilhão de refugiados.

Política[editar | editar código-fonte]

O parlamento da Guatemala, o Congresso da República, com 113 assentos, é eleito cada quatro anos, simultaneamente com as eleições presidenciais. O presidente atua como chefe de Estado e do governo. Em suas tarefas executivas é auxiliado por um gabinete de ministros que são designados pelo próprio presidente.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A Guatemala está dividida em 22 departamentos (nome que se dá as divisões nesse país).

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m.
Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivo do milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes.
A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38 °C. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura. Um quarto do PIB, dois terços das exportações e metade da força de trabalho do país provém do campo.
Os principais produtos são:
O presidente Arzu (1996-2000) trabalhou para implementar um programa de abertura comercial e para modernizar a política do país. Em 1996 foi assinado o acordo de paz que pôs fim à guerra civil que durava há 36 anos.
A distribuição de riquezas do país é bastante desigual, com 46,3% da população abaixo da linha da pobreza (2010).6

Demografia[editar | editar código-fonte]

Os ladinos (mestiços e ameríndios ocidentalizados) e brancos compõem cerca de 59,4% da população da Guatemala. Os ameríndios não assimilados, descendentes dos maias, constituem 40,6% da população.Também há descendentes de africanos, especialmente ao longo da costa caribenha, em especial os garifuna.
Embora a maior parte da população da Guatemala seja rural, a urbanização está em aceleração.
Embora a língua oficial seja o espanhol, ela não é universalmente compreendida entre a população indígena; ainda são faladas várias línguas maias, em especial em áreas rurais.
Os acordos de paz assinados em Dezembro de 1996 determinam a tradução de alguns documentos oficiais e de materiais de voto para várias línguas indígenas.

Religião[editar | editar código-fonte]

Catedral na cidade da Guatemala
catolicismo era a única religião reconhecida durante o período colonial. Sempre havia questões de intolerância religiosa no país na época colonial devido às religiões politeístas dos nativos indígenas. O protestantismo tem aumentado significativamente nos últimos anos, devido à chegada de várias denominações dos Estados Unidos na década de 1970.
Com a chegada dos espanhóis no Novo Mundo, o povo foi convertido ao catolicismo, mas suas crenças primitivas não foram esquecidas. As crenças religiosas maia são praticadas por uma grande porcentagem da população. A prática das crenças religiosas maia tem aumentado bastante entre os descendentes desta civilização devido à proteção garantida a estes pelo Acordo de Paz, principalmente na parte ocidental do país. Um dos exemplos mais típicos desse sincretismo religioso são os ritos da Igreja de Santo Tomás, em Chichicastenango.7
Existem atualmente na Guatemala pequenas comunidades de judeus (aproximadamente 1.200 praticantes) que possuem suas próprias sinagogas,muçulmanosSantos dos Últimos DiasTestemunhas de Jeová, ateus e budistas.
Em termos de estatísticas, 65% da população da Guatemala segue a Igreja Católica Romana, 30% são protestantes e 5% possuem outras religiões (1% dos quais possui crenças índigenas/tribais relacionadas com a religião do povo Maia)religiones/religiones-en-guatemala.shtml
Santos dos Últimos Dias

Cidades mais populosas[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário