domingo, 26 de janeiro de 2014

lichia

lichia é uma fruta ainda pouco conhecida dos brasileiros. Ela chegou ao país a poucos anos, e é originária da China. Lá, ela é considerada uma fruta nacional. A arvore que produz a lichia é considerada subtropical, e pode atingir até 12 metros de altura, tendo também vida longa.

A árvore se adaptou bem ao clima brasileiro, principalmente em São Paulo, onde foram plantadas as mudas pioneiras. Essas mudas já estão produzindo frutos, que vem sendo considerado de excelente qualidade, garantindo bons resultados econômicos.
O período de colheita da lichia é de novembro a janeiro, o que perpassa a época natalina e de reveillon. Isso significa que a lichia já tem sido incorporada à mesa de frutas dessa época, o que faz com que sua procura aumente, e consequentemente, seu preço também.

Mercado promissor

O Brasil tem muito futuro na produção de lichia. Estima-se que nos próximos anos, nosso país consiga dominar o mercado, tornando-se fornecedor mundial na época natalina. Isso acontece porque a colheita aqui é feita em época diferente aos outros países produtores. Enquanto que no Brasil a colheita é feita no final do ano, em outros países ela acontece de maio a agosto.

Estrutura

A lichia é uma fruta de aparência bem bonita. Vermelha por fora, com folhas verde escuro, ela decora a árvore que lhe dá vida, sendo assim a planta mais procurada para enfeitar jardins no Hawaii, San Diego, San Francisco, Alhambra, Los Angeles, entre outros.
Os frutos são dados em cachos, como as uvas. Sua cor é vermelha, e possui uma casca rugosa que dá um efeito ainda mais bonito. Porém, não se come a casca. O que se consome da lichia é sua polpa branca e gelatinosa. Ela concentra bastante suco, e possui um excelente sabor. Ingeri-la geladinha é uma opção bastante refrescante.

Variedades

Existem vários tipos de lichia. No Brasil são produzidas as Bengal, Brewster e Americana. Já no Hawaii, a recomendação é que se cultive a Kwaimi, Kaimana e a Groff. No entanto, a indicação é que os pomares comerciais sejam formados a partir de mudas de propagação vegetativa, ou seja, mudas que não sejam oriundas da própria semente, pois estas demoram mais de 12 anos para dar início à produção.

Origem do Fruto

A origem dos frutos está no ovário das flores, logo após a fecundação dos óvulos que se encontram internamente. A principal função dos frutos é proteger a semente, que se encontra geralmente na estrutura que se denomina angiospermas.
Primeiros frutos existentes na história do planeta encontrados por cientistas
Estudiosos apontam que os primeiros frutos encontrados na terra, através de registros fósseis, não passavam de umas simples folhas carpelares, bem parecidas com as que se encontram nas Gimmnospermas. A diferença dos primeiros frutos é que elas encontravam-se fechadas sobre as sementes, formando assim o que se conhece por folículos.

Estrutura das Frutas

Na estrutura básica dos frutos tem-se o Epicarpo, ou ainda conhecido como Exocarpo, o Mesocarpo e o Endocarpo. O Epicarpo é a camada externa, podendo haver frutos que contém epicarpo lisa, rugoso, espinosa e pilosa. É mais popularmente conhecida como a casca da fruta.

Mesocarpo e endocarpo

A parte do mesocarpo é a camada que se localiza logo abaixo do epicarpo. É a parte suculenta da fruta. Já o endocarpo é a camada bem interna da fruta, normalmente sendo mais rígida que as demais. Existem alguns tipos de frutas que o endocarpo se apresenta muito resistente.

Um comentário: