domingo, 26 de janeiro de 2014

Litchi chinensis


Como ler uma caixa taxonómicaLitchi chinensis - Lichia
Lichias

Lichias
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Sapindales
Família:Sapindaceae
Género:Litchi
Espécie:L. chinensis
Nome binomial
Litchi chinensis
Sonn.1
Subespécies
  • L. c. chinensis
  • L. c. javanensis
  • L. c. phillippenis
Litchi chinensis é o único membro do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. São árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias. É encontrada principalmente na ChinaÍndiaMadagáscarNepalBangladeshPaquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do VietnameIndonésiaTailândiaFilipinasÁfrica do Sul e do México.
A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são um vermelho brilhante de cobre, em primeiro lugar, antes de se tornar verde como expandir a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco.
Os frutos, semelhantes a um morango, produzem em cachos e diferentes desses possuem uma a casca rugosa e de cor vermelha fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.
O primeiro local no Brasil com cultivo da lichia foi no Rio de Janeiro, no Jardim Botânico, na época em que a Corte Portuguesa chegou à sua colônia (início do século XIX). Porém, em escala comercial se deu no final da década de 1970, sendo Ikuto Maeda o produtor pioneiro no país, no município de Bastos/SP. Atualmente, a produção da fruta gira em torno de 5 mil toneladas anuais, em média e 68% da produção se concentra no estado de SP mas em MG a cultura está em franca expansão. Porém nos últimos cinco anos, a produção nacional está comprometida pelo ácaro Aceria litchiie não há nenhum produto químico registrado para a cultura.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Possui três subespécies:2
  • L. c. chinensis, a mais conhecida, cultivada em todo o sudesteleste e sul asiático, sul da ÁfricaHavaíEstados Unidos e com crescente produção brasileira.
  • L. c. javanensis, cultivada apenas na Indochina e em Java;
  • L. c. phillippenis, que produz frutos não comestíveis;

Usos[editar | editar código-fonte]

Pode ser consumida in-natura (fresca), ou em forma de doces, geleias, iogurtes e sorvetes. A lichia é ainda utilizada na fabricação de cosmeticos pois o fruto possui propriedades antioxidantes.

Composição Nutricional 3 [editar | editar código-fonte]

Litchi chinensis Sonn Valor energético 66 cal, Carboidratos 16,53 g, Proteínas 0,83 g, Gorduras 0,44 g, Fibras 1,3 g, Cálcio 5 mg, Fósforo 31 mg, Ferro 0,31 mg, Potássio 171 mg, Vitamina C 1,5 mg, Tiamina 0,01 mg, Riboflavina 0,065 mg, Niacina 0,6 mg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário