quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Rambutão


Como ler uma caixa taxonómicaRambutão
Fruto inteiro e aberto

Fruto inteiro e aberto
Classificação científica
Reino:Plantae (Vegetal)
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Sapindales
Família:Sapindaceae
Género:Nephelium
Espécie:N. lappaceum
Nome binomial
Nephelium lappaceum
L.
rambutãorambutãrambutan1 ou rambotã2 é o fruto da rambutaneira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do Arquipélago Malaio. O rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia. É de cor vermelha (podendo raramente apresentar também cor amarela ou alaranjada), com uma casca dura revestida de "espinhos" tenros, assemelhando-se a pequenos ouriços. O seu interior é carnudo, com uma polpa translúcida de cor rosada, de sabor doce e ligeiramente ácido. Contém apenas uma semente (caroço), de cor acastanhada, tóxica, pelo que nunca deve ser consumida com a sua polpa. O seu interior é muito semelhante aos frutos longan e lichia.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A sua designação deriva da palavra malaia rambut, que significa "cabelo"2 . É uma referência ao aspecto externo do fruto, que lembra fios de cabelo.
Fruto aberto

Referências

  1. Ir para cima Embrapa fruticultura, acesso em 1 de outubro de 2009
  2. ↑ Ir para:a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 448.


Um comentário: