sábado, 4 de janeiro de 2014

Taipé

.

Taipé
臺北市
Taipei night view with 101.jpg
Bandeira oficial de Taipé
Brasão oficial de Taipé
BandeiraBrasão
Apelido: ""Cidade das Azáleas""
Lema: "'Maju dan makmur 
(Português: Progresso e prosperidade)
"
Localização de Taipé na República da China.
Localização de Taipé na República da China.
País Taiwan
DistritoXinyi
PrefeitoHau Lung-bin
Área 
  Total271,7997 km²
    Água  2,7 km²
  Urbana2457 km²
População 
  Cidade (Março de 2009)2619920
    Densidade  9639,16/km²
  Urbana6752826
  Metro10072918
Fuso horário
  Verão (DST)
CST (UTC+8)
+8 (UTC+8)
Website: www.taipei.gov.tw
Taipé (em chinês tradicional 臺北市; em chinês simplificado 台北市; em pinyinTáiběi Shì) é a capital de facto e maior cidade da República da China, no norte da ilha de Taiwan (antiga Formosa).
A cidade de Taipé é cercada pela cidade de Nova Taipé e pela cidade de Keelung, formando a região metropolitana de Taipé, cuja administração é exercida por diferentes órgãos governamentais. Taipé tem o estatuto de município especial, administrado diretamente pelo governo central da República da China, enquanto que o condado de Taipé e a cidade de Keelung são administrados como parte integrante da província de Taiwan.
Segundo o censo demográfico de janeiro de 2007, a população total da cidade de Taipé (excluindo o condado homônimo[1][2]) é de 2 630 872 habitantes. Os setores industriais mais importantes são o de manufatura de eletrônicostêxteismetalurgiaestaleiros e linhas de montagemde motocicletas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Imagem de satélite de Taipé.
Taipé localiza-se na Bacia Taipé, ao norte de Taiwan. Ela faz fronteira com o Rio Xindian no sul, e o rio Danshui (Tamsui) sobre o oeste. Os distritos do norte de Shilin e Beitou alargar norte do Rio Keelung e são delimitada pelo Parque Nacional Yangmingshan. A cidade de Taipé tem limites que abrangem uma área classificada XVI de vinte e cinco entre todos os condados e as cidades em Taiwan.
A montanha de Cising fica situada no grupo do vulcão de Datun e na montanha a mais alta na borda da bacia de Taipé. Seu pico principal tem 1.120 m de altura

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

A cidade de Taipé está divididas em doze distritos (區):
Hanyu PinyinCaracteres chineses (Hanzi)Wade-Giles
Sōngshān松山區Sung-shan
Xìnyì信義區Hsin-yi
Dà'ān大安區Ta-an
Zhōngshān中山區Chung-shan
Zhōngzhèng中正區Chung-cheng
Dàtóng大同區Ta-t'ung
Wànhuá萬華區Wan-hua
Wénshān文山區Wen-shan
Nángǎng南港區Nan-kang
Nèihú內湖區Nei-hu
Shìlín士林區Shih-lin
Běitóu北投區Pei-t'ou

História[editar | editar código-fonte]

Diagrama da Taipé Antiga com seus muros e portões originais. Importantes edifícios estão em cores
A região conhecida como a bacia de Taipé foi a terra natal das tribos Ketagalan antes do século XVIII. Os chineses da etnia Han começaram a colonizar a área em 1709. No fim do século XIX, a área de Taipé começou a ganhar importância econômica com a exportação de chá. Em 1875, a parte setentrional da ilha de Taiwan foi separada da prefeitura de Taiwan (臺灣府) e incorporada num novo órgão, a prefeitura de Taipé (臺北府).
A partir daquele ano, durante a Dinastia Qing, até o início do domínio japonês em 1895, Taipé fez parte do condad de Danshui (淡水縣) da prefeitura de Taipé, sendo sua capital. A cidade foi declarada capital de Taiwan em 1894.
Como um acordo após a derrota na Primeira Guerra Sino-Japonesa, a China cedeu a ilha de Taiwan ao Império do Japão em 1895. Após a tomada pelos japoneses, Taipé, que recebeu o nome de Taihoku em língua japonesa, tornou-se o centro político do governo colonial do Japão. Grande parte do legado arquitetônico de Taipé remonta ao período do domínio japonês, como o Palácio Presidencial, que fora a sede do governador-geral de Taiwan (台灣總督府).
O Memorial Nacional Chiang Kai-shek.
Durante o domínio japonês, Taihoku foi incorporada em 1920 à prefeitura de Taihoku (台北州), que incluíaBangkaDadaocheng e Chengnei, entre outras localidades menores. O distrito oriental de Matsuyama (松山庄) foi anexado à cidade de Taihoku em 1938.
Com a derrota do Japão na Guerra do Pacífico e a consequente capitulação em agosto de 1945, Taiwan foi retomada por pelos tropas chinesas nacionalistas.
Em 7 de dezembro de 1949, o governo do Kuomintang (KMT) liderado por Chiang Kai-shek estabeleceu Taipé como capital provisória da República da China depois que os comunistas forçaram sua fuga da China continental. Taipé foi também capital da província de Taiwan (臺灣省) até a década de 1960, quando a administração provincial foi transferida para a vila de Chunghsing (中興新村) no centro da ilha de Taiwan. A República Popular da China (a China continental) não reconhece esta transferência e continua a considerar Taipé capital da província de Taiwan.
Em 1967 Taipé passou a ser administrada pelo governo central e no ano seguinte seus limites foram expandidos, anexando o território de localidades vizinhas como ShilinBeitouNeihuNangangJingmei e Muzha. Em 1990, os dezesseis distritos da cidade de Taipé foram transformados nos atuais doze distritos.

Taipei 101[editar | editar código-fonte]

Taipei 101 é um prédio de 101 andares, considerado uma das maravilhas da construção humana, que ganhou o título de Maior Estrutura do Mundoquando foi inaugurado em 2004. Taipei 101 é agora a segunda maior estrutura do mundo depois da inauguração do Burj Khalifa, em DubaiEmirados Árabes Unidos). Seus observatórios internos e ao céu aberto atraem visitantes de todo o mundo, e seus fogos de artifício no evento de comemoração do Ano Novo já faz parte dos noticiários internacionais. Um grande shopping é localizado na base da torre.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

A cidade de Taipé tem as seguinte geminações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário