quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Resumo do Filme Lutero

Atividade: Procure relacionar os aspectos sociais e culturais da época e o papel da universidade. Contribuições dos mosteiros e da igreja para educação. Número de palavras: 500.

  O filme Lutero retrata a trajetória de Martim Lutero, inspirador da reforma protestante. Os aspectos sociais daquela época era uma sociedade hierarquizada e estática, uma ordem era superior à outra e não havia mudança de uma ordem para a outra, a primeira ordem era o clero (igreja), a segunda a nobreza, e terceiro eram os camponeses e servos.                                                                                                            A cultura medieval não se restringiu apenas ás determinações da igreja. Havia muitas festas e costumes herdados pelas pessoas. A igreja tolerava algumas festas, como forma de amenizar as tensões sociais. Grande parte das expressões culturais do período (filosofias, pinturas) revela devoção à crença em Deus. No filme, percebe-se um mundo regido pelas leis divinas. Os homens não deveriam questionar ou procurar a entender, deviam apenas acreditar.                                                                                                                 O papel da universidade naquela época era transmitir técnicas adquiridas, leitura e escrita do latim, formação religiosa, e desenvolviam habilidades como falar, pensar e agir. A universidade era voltada para o ensino, pesquisa, produção de conhecimento, reflexão e debate. Após a formação básica (gramática, aritmética, astronomia, dialética, etc.), os estudantes podiam se especializar em alguma área, como nas universidades de hoje. Os primeiros cursos universitários eram medicina, teologia e direito. Grandes partes dos alunos viam da nobreza, pois esta camada social possuía recursos financeiros para mantê-los na universidade. Já os camponeses sem recursos financeiros não tinham acesso à educação e ficavam sem saber ler e escrever por toda vida.                                                                                                                 Lutero se indignou, ao visitar Roma com o comportamento tradicionalista da igreja católica e a exclusão dos menos favorecidos. Lutero em sinal de protesto redigiu um documento com 95 atos da igreja que eram contrários aos ensinos bíblicos e pregou nas portas da catedral de Wittemberg. Lutero foi convocado para um interrogatório onde foi feito uma pergunta e Lutero respondeu que a igreja deveria provar que suas ideias estavam erradas. Lutero fez a tradução do novo testamento para o Alemão escondido. Enquanto isto, a igreja protestante estava sendo atacada, muitos de seus fiéis eram mortos. Muitos acreditavam que Lutero estaria morto, mas suas teorias permaneciam vivas, o que causava muitos conflitos.  Os príncipes foram chamados para o julgamento de Lutero, mesmo sem a presença dele. Os príncipes se recusaram a proibir a doutrina da nova bíblia e da igreja protestante. Finalmente, Lutero pode continuar com a sua religiosidade.  Mesmo sendo excomungado, a igreja luterana deu origem a novas doutrinas e interpretações do cristianismo. Os príncipes se beneficiaram com a possibilidade de se tornarem chefes religiosos. Nascia a partir daquele momento uma nova visão de um mundo que transformou a sociedade daquela época                 Durante o filme é percebido que tanto a igreja quanto os mosteiros contribuíam para a educação. A educação teve grande influencia religiosa. Os integrantes da igreja eram associados às instituições religiosas católicas. Eram os integrantes da igreja que estabeleciam o que deveria ser estudado, os conteúdos e objetivos da educação. Embora controlada pela igreja a educação não ficou apenas no campo religioso, abriu-se também espaços para pesquisas e estudos das ciências, técnicas e habilidades.

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