quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Lista de Materiais: EXERCICIO MODULO 1

Exercícios MODULO 1

a) Estudos de Caso

Caso I - O Caso Palmeira
Por Tadeu Cruz

Na década de 70/80, um gerente de O&M (numa empresa grande multinacional e com departamento de organização e sistemas cheio de gente experiente, 80 pessoas ao todo), deu a seguinte tarefa para um de seus funcionários:

– Sr. Palmeira, preciso que o senhor assuma essa tarefa.
– Sim, chefe. Sou todo ouvidos, pode falar.
– Levante o fluxo atual de informações no departamento de compras. Quero o fluxo complexo, descrito e desenhado graficamente.
– Certo, chefe.
– Quero todos os passos levantados, desde o momento em que o usuário entrega a requisição de compra no departamento de compras até a hora em que o material chega na recepção. Entendeu, Sr. Palmeira?
– Sim, disse o Sr. Palmeira, já fazendo menção de se levantar da cadeira para começar imediatamente o trabalho pedido.

– Calma, Sr. Palmeira, calma, disse o chefe. Ainda não terminei de explicar a tarefa.
– Tem mais tarefa, chefe?

O chefe, sem responder diretamente a pergunta, continuou:

– Depois que levantar a situação atual do departamento de compras eu quero que desenhe um novo fluxo de informações levando em consideração o novo sistema que o pessoal de sistemas está  desenvolvendo. Entendido?
– Sim. Posso começar já?
– Está envolvido com alguma outra tarefa?
– Sim, mas nada é muito importante.
– Então, pode começar imediatamente.

Algum tempo depois, Sr. Palmeira volta com o trabalho pronto.

– Está pronto, Sr. Palmeira?
– Está pronto, chefe.
– Deixe-me ver.

O chefe pegou a pasta das mãos do Sr. Palmeira e, colocando-a sobre a sua mesa examinou-a por algum tempo. Examinou o fluxo atual e o novo fluxo proposto por Sr. Palmeira. Colocou os dois em cima da mesa, um ao lado do outro, e comparou-os. A mesma quantidade de folhas que tinha um tinha o outro.

De longe, eu observava a cena com interesse.

O novo fluxo, para o qual olhava de longe, não diferia muito do antigo; pelo menos em tamanho, ambos eram iguais.  O fluxo antigo ocupava umas cinco páginas de papel de tamanho A4, o novo também. E ambos estavam muito desalinhados.

Depois de algum tempo em silencio, estudando os dois fluxos, José Roberto disse:

– Seu Palmeira, o senhor precisa reduzir esse fluxo novo. Ele está muito grande.
– Como assim, reduzir, perguntou.
– Tente reduzi-lo para que ocupe no máximo uma ou duas páginas, explicou sucintamente o chefe.

Sr. Palmeira levantou-se, pegou a pasta, e dando a entender que tinha compreendido tudo o que o chefe pedira, afastou-se.

Aquela cena me chamou atenção por dois fatos. O primeiro foi o fato de o Sr. Palmeira ter desenhado dois fluxos praticamente idênticos, tanto o velho quanto o novo tinham sido desenhados com o mesmo número de atividades. O segundo foi à maneira pela qual o chefe tinha pedido para que Sr. Palmeira racionalizasse o novo fluxo.

Algum tempo depois, o Sr. Palmeira voltou com a mesma pasta debaixo do braço e, colocando-a sobre a mesa do chefe, disse:

– Pronto, chefe, já fiz o que o senhor pediu.
– Deixe me ver.
– Reduzi o novo fluxo a apenas uma página.

Nesse momento, vi o chefe ficar branco, azul, roxo, vermelho de raiva. Colocou as duas mãos na cabeça e, apoiando-as na mesa, permaneceu por um instante quieto. Eu não sabia se ele estava pensando, rezando ou chorando. Levantei-me e fui a sua mesa, caminhando de um jeito meio displicente, como quem não quer nada, mas morrendo de curiosidade. Ao me ver aproximar, ele disse:

– Pode deixar Sr. Palmeira. Pode deixar aqui e voltar para o seu lugar.

Sr. Palmeira levantou-se e, com uma expressão que denotava completa ignorância, afastou-se da mesa do José Roberto.
– O que foi que aconteceu, José?
Ele me contou que o Sr. Palmeira pegou cada página contendo uma parte do fluxo novo e, reduzindo-a na máquina de xerox , deixou cada uma no tamanho que possibilitou a ele colar todas as partes do fluxo  numa única folha de papel.

QUESTÕES PARA DEBATE:

aa)    O que o senhor Palmeira fez de certo e de errado em sua análise?
bb)    O que o chefe esperava que ele fizesse?
cc)    O que você faria com os conhecimentos que tem no momento?
dd)    O que você acha que seja OSM?

                                      Respostas
A) O senhor Palmeira fez de certo, atender prontamente o seu chefe. E fez de errado, não analisar profundamente o trabalho pedido pelo seu chefe, e mesmo Palmeira tendo dúvidas, não se prontificou a tentar perguntar para obter respostas necessárias para a excussão do trabalho pedido. Palmeira deveria diminuir o numero de atividades do fluxo e não apenas o fluxo dando a entender que deveria apenas diminuir para caber em uma folha.

B) O chefe esperava que ele diminuísse as atividades para diminuir o fluxo.

c) Com os conhecimentos que tenho primeiramente perguntava para o chefe o que ele realmente queria, depois de ter obtido respostas necessárias e interpretar bem o trabalho a ser feito, a partir daí começaria a fazer um novo fluxo buscando diminuir as atividades para diminuir o fluxo atual da Empresa.

D) Eu acho que ‘’OSM’’, é uma área da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A função de organização, sistemas e métodos é reconhecida pelas siglas OSM.



b) Questões Objetivas

1)    Assinale F (para a alternativa Falsa) e V (para a alternativa Verdadeira):
Item
Questões

F
V
A
O foco dos estudos científicos para elevar o nível de produtividade e qualidade foi a estrutura física da empresa



B
A área de organização, sistemas e métodos atualmente é mais isolada, diferentemente do início da história da administração que atuava de forma mais estratégica.



C
Uma das formas de atuação  da área de OSM atualmente é auxiliar na elaboração (ou melhoria) dos procedimentos de trabalho.



D
Para uma organização obter melhores desempenhos no mercado, precisa necessariamente estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.



E
A organização pode ser compreendida por um conjunto de indivíduos que interagem entre si realizando tarefas para atingir objetivos comuns.



F
Os sistemas organizacionais são conhecidos como ferramentas virtuais que permitem a interação mecânica dos indivíduos, sem a necessidade da presença humana.



G
Os subsistemas são considerados a parte maior do sistema. Isso significa que o sistema é a parte menor.



H
É correto fazer rápidas visitas a um setor da empresa, colher opiniões e informaçõe,e depois, retomar com um sistema já montado, pronto para ser implantado.




2)    Dos requisitos indispensáveis ao exercício profissional do analista de O&M, qual das alternativas abaixo é INCORRETA:

A
Ter conhecimentos técnicos sobre processamento, métodos, técnicas e instrumentos de análise administrativa.
B
Ser autoritário e decidir individualmente os problemas organizacionais.
C
Ser criativo, hábil e autoconfiante.
D
Ser de fácil relacionamento humano.
E
Saber ouvir, observar, argumentar e influenciar terceiros.

3)    João é Analista de OSM em uma indústria madereira. Nesta semana foi convocado pelo gerente industrial que uma determinada tarefa estava demorando muito para ser executada. Sendo assim, pediu à João que acompanhasse o dia-a-dia do seu colaborador para identificar o problema. João, após acompanhar a rotina de trabalho do colaborador, identificou que o colaborador estava despendendo muito esforço para executar a tarefa, o que resultava num tempo padrão alto. Sendo assim, analisou a tarega, eliminou os movimentos desnecessários simplificando o trabalho, o que resultou num menor tempo de execução. Este trabalho proporcionou no curto prazo o aumento da produtividade e a redução da fadiga do colaborador. Ao analisar este estudo de caso, é possível dizer que João estudou:

A
O sistema geral da empresa.
B
A organização do layout do setor.
C
Os métodos de trabalho.
D
A motivação do colaborador.
E
Somente cronometrou a tarefa novamente.


4)    Albertina é uma gerente industrial e buscou neste mês aumentar a eficiência do seu setor. Neste caso, Albertina está ciente que ser eficiente significa fazer melhor uso dos recursos disponíveis em uma organização. Esses recursos são:

A
Humanos, individuais e de terceiros;
B
Financeiros, especiais e políticos;
C
Materiais, financeiros e de terceiros;
D
Governamentais, políticos e financeiros;
E
Financeiros, materiais e humanos.

5)    Mário é Gerente Comercial de uma indústria de automóveis. Hoje Mário chegou na empresa determinado que precisa melhorar o desempenho comercial da empresa para o próximo semestre. Neste caso é preciso definir metas claras para a sua equipe de trabalho. Mário sabe, que o uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:

A
Eficácia;
B
Eficiência;
C
Efetividade;
D
Produtividade;
E
Qualidade





Um comentário: