quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Quiz: Atividade 1 > Respostas

1. Leia o caso de Carlos e responda a questão: (texto aberto)
Carlos trabalha num supermercado há dez anos. Quando ele iniciou sua carreira profissional não possuía experiência alguma, já que recém tinha finalizado o ensino médio e planejava ingressar numa universidade daqui a algum tempo. Sua primeira função na empresa foi como empacotador, quando após 1 (um) ano de trabalho foi promovido para a função de abastecimento de gôndolas numa determinada seção. Devido ao seu excelente desempenho, após 2 (dois) anos foi promovido para o setor de estoque, em que assumiu algumas responsabilidades que outrora nem imaginava que tinha tal capacidade. Neste período Carlos ingressou numa universidade para cursar Administração de Empresas, pois tinha a convicção de que seria reconhecido, já que suas atitudes e comprometimento com o trabalho nestes últimos anos teve resultados positivos no seu reconhecimento profissional, por parte dos seus superiores imediatos. Os anos se passaram e Carlos teve a oportunidade de trabalhar em quase todos os setores da empresa, quando após 5 (cinco) anos, foi promovido para a função de auxiliar administrativo. Essa promoção foi considerada por Carlos mais uma vitória na sua carreira profissional, pois lutou muito para conquistar o seu espaço. Como a persistência e o comprometimento em fazer o seu trabalho bem feito, Carlos conquistava a cada dia a confiança dos seus superiores, ao ponto de após 7 (sete) anos de carreira, ser promovido para Gerente Administrativo do Supermercado. Carlos, mais uma vez colhia os frutos do seu esforço, mas sabia que todo reconhecimento adquirido foi com base nos critérios estabelecidos no plano de cargos e salários da empresa, isto é, toda promoção era pautada em méritos e não apadrinhamentos. Estes méritos estavam calcados nas experiências que o candidato à vaga possuía da empresa para assumir tal cargo, ou seja, o candidato precisaria conhecer todas as áreas e setores da empresa para assumir uma função gerencial. Esta política garantia que o candidato quando assumisse um cargo gerencial, tinha o real conhecimento do todo da organização e não tomaria decisões imaturas que diferisse da realidade. Com base no Caso de Carlos, é possível dizer que ele buscou ao longo dos anos de trabalho qual tipo de conhecimento organizacional?

Resposta: Conhecimento Sistêmico.


2. Sobre Poder e Autoridade, assinale a alternativa correta:
Dornelas é um supervisor de vendas em uma Indústria de Moveleira há 3 (três) anos. Sabe que o desempenho de sua equipe depende das metas estabelecidas e do comprometimento de cada vendedor em fazer o seu trabalho bem feito, de acordo com os objetivos da organização. Sua missão como supervisor não é tão simples, pois nem todos os supervisores entendem a importância de um excelente desempenho. Assim para superar esse desafio, Dornelas procura estabelecer uma relação muito próxima com cada vendedor, ao ponto de motivá-lo para alcançar as metas mensais. Sabe que não é fácil, mas aos poucos tem conquistado a confiança da sua equipe. O tempo passa e Dornelas é muito respeitado pelos seus subordinados, mesmo quando precisa corrigir o desempenho de alguém. Procura sempre manter uma postura idônea e evita se exaltar na frente dos seus liderados. Quando está de cabeça quente, busca colocar as ideias em ordem para depois encontrar um momento apropriado para conversar com quem precisa de uma correção ou orientação. Com base na estória de Dornelas, pode-se dizer que ele exerce o Poder, Autoridade ou Ambos (poder e autoridade)? Assinale a alternativa correta abaixo:

Resposta: Poder e Autoridade (ambos)

3. Sobre os tipos de feedbacks, leia o Caso de Paulo e assinale a alternativa correta:
Paulo é gerente de uma loja de calçados. Como o foco da empresa é atender bem os clientes para garantir a sustentabilidade do negócio, Paulo procura orientar a sua equipe para manter um alto nível de qualidade no atendimento aos clientes. Nesta semana Paulo percebeu que uma das atendentes fez pouco caso de um cliente, isto é tratou-o de forma indiferente, pois o mesmo não apresentou interesse em comprar assim que entrou no estabelecimento. O que se sabe é que não é a primeira vez que esta atendente tem tal comportamento. Paulo ficou um tanto envergonhado e na hora teve uma vontade enorme de chamar a atenção da atendente, mas, como estava muito nervoso, buscou esfriar a cabeça para num momento apropriado conversar em particular com a funcionária. No dia posterior, Paulo chegou na loja e convidou a atendente para conversar na sua sala. Fez alguns questionamentos, tentou entender se a mesma estava satisfeita com o trabalho e se alguma coisa estava lhe incomodando. A atendente por sua vez, declarou que estava tudo bem, só que estava um pouco estressada com os problemas familiares. Paulo entendeu a sua situação e disse que a havia chamado para conversar, pois tinha percebido que o seu atendimento junto aos clientes não estava adequado com a política da empresa. Pediu que tomasse um pouco mais de cuidado e recebesse todos os clientes sem qualquer distinção, independente se o mesmo irá ou não comprar um produto. Destacou que quem provoca o interesse de compra no cliente é o vendedor, e se ele não estiver preparado para atendê-lo, com certeza perderá a venda. Após o diálogo com a atendente, ela agradeceu o gerente e prometeu que iria rever as suas atitudes. O gerente, por sua vez, alertou-a que esta avaliação de desempenho (feedback) ele realizaria periodicamente com todos os colaboradores e qualquer dificuldade com o trabalho, ele estaria a disposição. A partir do caso de Paulo, qual o tipo de feedback que o gerente aplicou com a atendente?

Resposta: Feedback Corretivo

4. Sobre os tipos de feedbacks, leia o Caso de Augusto e assinale a alternativa correta:
Augusto trabalha na área comercial de uma Faculdade. Uma de suas obrigações é fazer cumprir as metas semanais e mensais de vendas estabelecidas pela instituição. Como sabe que vender Cursos de Graduação e Pós-Graduação não é uma tarefa fácil, Augusto procura definir uma meta diária para atingir, pois sabe que no final da semana ele precisa prestar contas ao seu gestor. O tempo passa e Augusto vem atingindo as metas, muitas vezes chega até ultrapassar a meta da semana. Todos que trabalham com ele percebem seu esforço e dedicação para fazer sempre o melhor e o consideram um colaborador exemplar. Todo semestre a instituição tem a prática de avaliar o desempenho de todos os colaboradores. A metodologia adotada é que todos os colaboradores avaliam seus colegas de trabalho, bem como, o gerente também o avalia. Após a tabulação dos resultados pelo setor de recursos humanos, o relatório é entregue nas mãos do gerente, em que este chama cada colaborador para apresentar o seu desempenho. Esta semana está ocorrendo às entrevistas entre o gerente e os colaboradores. É possível perceber que muitos ficam ansiosos, pois não sabem qual foi o resultado. Hoje foi o dia em que Augusto foi chamado para a entrevista. Um tanto apreensivo Augusto abre a porta da sala do gerente e percebe que o clima está um tanto tenso. O gerente o cumprimenta e esclarece como procede a metodologia de avaliação de desempenho. Augusto frisa que está de acordo com a metodologia adotada e está a disposição para ouvir o que o gestor tem a lhe dizer. O gestor inicia a sua fala dizendo que queria ter vários Augustos trabalhando com ele, pois o resultado da avaliação dos colegas foi muito positivo. Neste momento o gestor apresenta os resultados de todos os atributos avaliados e o parabeniza pelo excelente desempenho que vem apresentando no decorrer dos anos. Augusto fica muito animado e agradece o gestor pelo reconhecimento, e acrescenta: gosto muito de trabalhar nesta empresa, aqui há um clima muito bom para se trabalhar. Meus colegas me respeitam e meu gerente me reconhece por aquilo que tenho feito na organização. O gestor finaliza a fala dizendo, que manter o desempenho é fundamental, pois qualquer descuido pode prejudicar o desempenho. A partir do caso de Augusto, qual o tipo de feedback que o gestor aplicou em Augusto?

Resposta: Feedback Estimulador

5. Sobre os princípios de adminsitração. Assinale as alternativas corretas.
Pode-se dizer que um princípio representa um elemento básico de conhecimento que explica o relacionamento e ajuda na predição do que aconteceria se tal princípio fosse aplicado. Desse modo, os princípios são desenvolvidos para ajudar os executivos a pensar e agir. Sendo assim, a administração por natureza, tem seus princípios que são: dinâmicos, generalistas, relativos, inexatos e universais. A partir destes argumentos assinale 3 (três) alternativas corretas sobre os princípios da Administração.

Resposta: 

Um princípio inexato é aquele que relaciona situações de caos e procura trazer ordem a ele. Busca regular o comportamento humano para qualquer situação.

Pode-se dizer que qualquer princípio administrativo pode ser aplicado em qualquer organização. Por isso que eles são considerados universais.

As inovações e tendências no cenário econômico e mercadológico, fazem com que os gestores entendam que o processo administrativo tem caráter dinâmico.

6. Sobre as Teorias da Administração, leia o estudo de caso e responda o questionamento
Ricardo é um empresário do segmento de Pizzarias há 15 anos. Hoje atua num mercado com clientes mais seletos e que apresentam características mais exigentes. O bom desempenho e reconhecimento da Pizzaria de Ricardo se deu em virtude dos investimentos que fez nos últimos anos em organização do ambiente e processos de trabalho. Todos os colaboradores sabem o que tem que ser feito e como deve ser feito. Ricardo possui um profissional responsável pela gestão da qualidade da Pizzaria, cuja responsabilidade é analisar cada processo e descrever o procedimento de trabalho padrão de cada atividade na empresa. Além disso, é importante evidenciar que na empresa de Ricardo, em cada contratação, os recém-contratados são submetidos a treinamentos sobre as políticas da empresa, bem como sobre os procedimentos de trabalho. Após este período, o novo colaborador é acompanhado por um profissional experiente para lhe ensinar o padrão das rotinas de trabalho, além de avaliar se o mesmo possui perfil para o cargo. Passados os 15 dias, o novo colaborador é autorizado a trabalhar sozinho, sendo que já será responsável pelo resultado do seu trabalho. Ricardo com este modelo de gestão tem colhido muitos frutos, pois seus colaboradores se sentem seguros ao realizar suas tarefas, o que garante a padronização dos trabalhos realizados, baixo índice de rotatividade de pessoal e a satisfação dos seus clientes. Frente a este estudo de caso, qual teoria a empresa de Ricardo está submetida?

Resposta:  Teoria Científica

7. Sobre as teorias da administração, assinale a alternativa correta.
Os administradores usam teorias administrativas para a tomada de boas decisões nos seus esforços diários de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade da empresa. Com base nesta afirmação, o que significa uma teoria?

Resposta: Conjunto de conceitos e ideias que explica e prediz fenômenos sociais e físicos.

8. Sobre a estrutura organizacional, leia a questão a seguir e analise a figura e responda: (texto aberto)
Uma empresa quando bem estruturada possui alguns níveis hierárquicos. Estes níveis, por sua vez, delimitam a atuação decisória, bem como, a forma de conduzir as ações organizacionais. Pode-se dizer, que todo excelente administrador, precisa dominar os níveis estratégicos organizacionais, assim como compreender o que se trata cada nível. A partir destas afirmações, solicita-se:Analise a figura abaixo e defina a classificação de cada nível hierárquico da estrutura organizacional:

Resposta: Primeiro Nível: Estratégico; Segundo Nível: Tático; Terceiro Nível: Operacional.

9. Leia o Caso de Mário e responda, qual o nome dado a intervenção que ele fez em sua empresa? (texto aberto)
Mário é proprietário de uma oficina de carros populares há 6 (seis) anos. Aprendeu o ofício da sua profissão de mecânico com o seu pai, que também foi mecânico, mas agora aposentado. Mário finalizou o ensino médio e não teve muito tempo para ingressar num curso técnico ou universitário por falta de tempo e condições financeiras. Mas apresenta um alto interesse em ingressar numa Universidade para cursar Administração, pois entende que será muito útil para conduzir o seu negócio com mais segurança e sustentabilidade. Ao longo dos anos, Mário foi conquistando seus clientes pela qualidade e a garantia do serviço prestado. Com o passar do tempo, a demanda por consertos dos carros aumentou consideravelmente na oficina de Mário. Esse cenário fez com que Mário contratasse mais 2 (dois) mecânicos para lhe auxiliar, já que sozinho não conseguia mais atender a demanda. Com as contratações, Mario acreditava que a dinâmica de trabalho continuasse a mesma, já que os mecânicos contratados tinham ótimas referências. Porém, no decorrer dos dias Mário começou a perceber que o ambiente de trabalho já não estava mais organizado como antes em que trabalhava sozinho, além de receber reclamações de 2 (dois) clientes sobre alguns serviços prestados. Mário começou a ficar preocupado...Diante das constantes ocupações, não conseguia encontrar tempo para identificar uma solução mais coerente para aquele momento, já que exercia as funções administrativas e também as funções de mecânico, pois o volume de trabalho assim o exigia. Passados alguns meses, o problema só agravou. As frequências das reclamações começaram a ficar infindáveis e Mário começou a perceber que aqueles clientes insatisfeitos não retornavam mais a sua oficina. Mário não conseguia ter tempo para acompanhar o trabalho dos mecânicos, pois estava se envolvendo com muitas atribuições ao longo do dia. Mário fica desesperado. Parece que ele perdeu o controle da situação. Haviam muitos problemas de qualidade nos serviços e o ambiente de trabalho já estava totalmente desorganizado, desde as ferramentas até a higiene e limpeza do ambiente. Mário sabia que para o seu negócio melhorar precisava tomar algumas decisões, porém não tinha o conhecimento sistêmico para iniciar as melhorias. Desse modo, desesperado, Mário buscou auxílio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para organizar seu negócio. Após um diagnóstico, os consultores sugeriram que Mário precisava liberar-se de funções que tomava o seu tempo e que outra pessoa poderia fazer. Era necessário se dedicar ao negócio como um todo, precisava planejar estrategicamente sua empresa. Sendo assim, os consultores sugeriram que Mário contratasse um auxiliar administrativo para delegar as responsabilidades burocráticas administrativas e concentrar-se em acompanhar o desempenho dos seus subordinados. Mário acatou a sugestão dos consultores e decidiu realizar a definição e distribuição hierárquica das funções dos colaboradores na empresa, além de apresentar toda esquematização em forma de organograma. Essa primeira iniciativa trouxe para Mário resultados significativos, pois o mesmo já tinha tempo para acompanhar o desempenho dos mecânicos e dar suporte ao auxiliar administrativo na análise do desempenho financeiro da empresa. A partir destes resultados, Mário continuou implantando melhorias contínuas na sua empresa e já pode dizer que se considera a melhor Oficina Mecânica da sua região. Com base no Caso de Mario, como é conhecido o processo de definição dos papéis e responsabilidades hierarquicamente numa cadeia de comando dentro de uma organização?

Resposta: Estrutura Organizacional.

10. Leia o Caso de Joana e responda a questão a seguir: (texto aberto)
Joana exerce a função de secretária executiva numa Indústria Cerâmica instalada na região sul de Santa Catarina. A rotina de Joana é muito intensa, pois além de exercer algumas funções administrativas na empresa, precisa acompanhar sua gerente comercial nas viagens de negócios realizadas mensalmente. Nestas viagens, Joana percebeu que somente o conhecimento administrativo não é suficiente, já que precisa saber dialogar com diversas pessoas com formações profissionais variadas. Dessa forma, Joana começou a aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas como: psicologia, economia, direito, filosofia, física, matemática, contabilidade, entre outras, tudo isso para não ficar atrás no momento de uma negociação, ou qualquer diálogo com pessoas das mais distintas formações. Ao conhecer a estória de Joana, qual o tipo de conhecimento que ela buscou se aprimorar?

Resposta: Conhecimento Interdisciplinar.

11. Sobre Poder e Autoridade, assinale a alternativa correta:
Francisca é supervisora de produção numa Indústria de Confecção há 2 (dois) anos. Sua promoção como supervisora foi em função do seu conhecimento prático em costura que pesou no ato da seleção. Quando assumiu a função suas subordinadas resistiram sua presença, cujos reflexos se deram nos resultados da produção. Francisca percebia que não era aceita pelo grupo, isso porque tinha dificuldades em se relacionar com suas lideradas. Sua impaciência e inexperiência como líder fazia com que tivesse atitudes ríspidas e duras com suas lideradas, ao ponto de desempenharem suas atribuições com medo e insegurança. O tempo se passava e o problema só agravava, muitas colaboradoras pediam demissões, pois não conseguiam conviver com Francisca em função do seu mau humor. Muitas até diziam: Francisca tem competência, é uma ótima costureira, mas como líder é muito grosseira. A partir da estória de Francisca é possível dizer que ela exercia o Poder, Autoridade ou Ambos (poder e autoridade)? Assinale a alternativa correta:

Resposta: Poder

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