quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Lista de Materiais: EXERCICIO MODULO 1

Exercícios MODULO 1

a) Estudos de Caso

Caso I - O Caso Palmeira
Por Tadeu Cruz

Na década de 70/80, um gerente de O&M (numa empresa grande multinacional e com departamento de organização e sistemas cheio de gente experiente, 80 pessoas ao todo), deu a seguinte tarefa para um de seus funcionários:

– Sr. Palmeira, preciso que o senhor assuma essa tarefa.
– Sim, chefe. Sou todo ouvidos, pode falar.
– Levante o fluxo atual de informações no departamento de compras. Quero o fluxo complexo, descrito e desenhado graficamente.
– Certo, chefe.
– Quero todos os passos levantados, desde o momento em que o usuário entrega a requisição de compra no departamento de compras até a hora em que o material chega na recepção. Entendeu, Sr. Palmeira?
– Sim, disse o Sr. Palmeira, já fazendo menção de se levantar da cadeira para começar imediatamente o trabalho pedido.

– Calma, Sr. Palmeira, calma, disse o chefe. Ainda não terminei de explicar a tarefa.
– Tem mais tarefa, chefe?

O chefe, sem responder diretamente a pergunta, continuou:

– Depois que levantar a situação atual do departamento de compras eu quero que desenhe um novo fluxo de informações levando em consideração o novo sistema que o pessoal de sistemas está  desenvolvendo. Entendido?
– Sim. Posso começar já?
– Está envolvido com alguma outra tarefa?
– Sim, mas nada é muito importante.
– Então, pode começar imediatamente.

Algum tempo depois, Sr. Palmeira volta com o trabalho pronto.

– Está pronto, Sr. Palmeira?
– Está pronto, chefe.
– Deixe-me ver.

O chefe pegou a pasta das mãos do Sr. Palmeira e, colocando-a sobre a sua mesa examinou-a por algum tempo. Examinou o fluxo atual e o novo fluxo proposto por Sr. Palmeira. Colocou os dois em cima da mesa, um ao lado do outro, e comparou-os. A mesma quantidade de folhas que tinha um tinha o outro.

De longe, eu observava a cena com interesse.

O novo fluxo, para o qual olhava de longe, não diferia muito do antigo; pelo menos em tamanho, ambos eram iguais.  O fluxo antigo ocupava umas cinco páginas de papel de tamanho A4, o novo também. E ambos estavam muito desalinhados.

Depois de algum tempo em silencio, estudando os dois fluxos, José Roberto disse:

– Seu Palmeira, o senhor precisa reduzir esse fluxo novo. Ele está muito grande.
– Como assim, reduzir, perguntou.
– Tente reduzi-lo para que ocupe no máximo uma ou duas páginas, explicou sucintamente o chefe.

Sr. Palmeira levantou-se, pegou a pasta, e dando a entender que tinha compreendido tudo o que o chefe pedira, afastou-se.

Aquela cena me chamou atenção por dois fatos. O primeiro foi o fato de o Sr. Palmeira ter desenhado dois fluxos praticamente idênticos, tanto o velho quanto o novo tinham sido desenhados com o mesmo número de atividades. O segundo foi à maneira pela qual o chefe tinha pedido para que Sr. Palmeira racionalizasse o novo fluxo.

Algum tempo depois, o Sr. Palmeira voltou com a mesma pasta debaixo do braço e, colocando-a sobre a mesa do chefe, disse:

– Pronto, chefe, já fiz o que o senhor pediu.
– Deixe me ver.
– Reduzi o novo fluxo a apenas uma página.

Nesse momento, vi o chefe ficar branco, azul, roxo, vermelho de raiva. Colocou as duas mãos na cabeça e, apoiando-as na mesa, permaneceu por um instante quieto. Eu não sabia se ele estava pensando, rezando ou chorando. Levantei-me e fui a sua mesa, caminhando de um jeito meio displicente, como quem não quer nada, mas morrendo de curiosidade. Ao me ver aproximar, ele disse:

– Pode deixar Sr. Palmeira. Pode deixar aqui e voltar para o seu lugar.

Sr. Palmeira levantou-se e, com uma expressão que denotava completa ignorância, afastou-se da mesa do José Roberto.
– O que foi que aconteceu, José?
Ele me contou que o Sr. Palmeira pegou cada página contendo uma parte do fluxo novo e, reduzindo-a na máquina de xerox , deixou cada uma no tamanho que possibilitou a ele colar todas as partes do fluxo  numa única folha de papel.

QUESTÕES PARA DEBATE:

aa)    O que o senhor Palmeira fez de certo e de errado em sua análise?
bb)    O que o chefe esperava que ele fizesse?
cc)    O que você faria com os conhecimentos que tem no momento?
dd)    O que você acha que seja OSM?

                                      Respostas
A) O senhor Palmeira fez de certo, atender prontamente o seu chefe. E fez de errado, não analisar profundamente o trabalho pedido pelo seu chefe, e mesmo Palmeira tendo dúvidas, não se prontificou a tentar perguntar para obter respostas necessárias para a excussão do trabalho pedido. Palmeira deveria diminuir o numero de atividades do fluxo e não apenas o fluxo dando a entender que deveria apenas diminuir para caber em uma folha.

B) O chefe esperava que ele diminuísse as atividades para diminuir o fluxo.

c) Com os conhecimentos que tenho primeiramente perguntava para o chefe o que ele realmente queria, depois de ter obtido respostas necessárias e interpretar bem o trabalho a ser feito, a partir daí começaria a fazer um novo fluxo buscando diminuir as atividades para diminuir o fluxo atual da Empresa.

D) Eu acho que ‘’OSM’’, é uma área da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A função de organização, sistemas e métodos é reconhecida pelas siglas OSM.



b) Questões Objetivas

1)    Assinale F (para a alternativa Falsa) e V (para a alternativa Verdadeira):
Item
Questões

F
V
A
O foco dos estudos científicos para elevar o nível de produtividade e qualidade foi a estrutura física da empresa



B
A área de organização, sistemas e métodos atualmente é mais isolada, diferentemente do início da história da administração que atuava de forma mais estratégica.



C
Uma das formas de atuação  da área de OSM atualmente é auxiliar na elaboração (ou melhoria) dos procedimentos de trabalho.



D
Para uma organização obter melhores desempenhos no mercado, precisa necessariamente estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.



E
A organização pode ser compreendida por um conjunto de indivíduos que interagem entre si realizando tarefas para atingir objetivos comuns.



F
Os sistemas organizacionais são conhecidos como ferramentas virtuais que permitem a interação mecânica dos indivíduos, sem a necessidade da presença humana.



G
Os subsistemas são considerados a parte maior do sistema. Isso significa que o sistema é a parte menor.



H
É correto fazer rápidas visitas a um setor da empresa, colher opiniões e informaçõe,e depois, retomar com um sistema já montado, pronto para ser implantado.




2)    Dos requisitos indispensáveis ao exercício profissional do analista de O&M, qual das alternativas abaixo é INCORRETA:

A
Ter conhecimentos técnicos sobre processamento, métodos, técnicas e instrumentos de análise administrativa.
B
Ser autoritário e decidir individualmente os problemas organizacionais.
C
Ser criativo, hábil e autoconfiante.
D
Ser de fácil relacionamento humano.
E
Saber ouvir, observar, argumentar e influenciar terceiros.

3)    João é Analista de OSM em uma indústria madereira. Nesta semana foi convocado pelo gerente industrial que uma determinada tarefa estava demorando muito para ser executada. Sendo assim, pediu à João que acompanhasse o dia-a-dia do seu colaborador para identificar o problema. João, após acompanhar a rotina de trabalho do colaborador, identificou que o colaborador estava despendendo muito esforço para executar a tarefa, o que resultava num tempo padrão alto. Sendo assim, analisou a tarega, eliminou os movimentos desnecessários simplificando o trabalho, o que resultou num menor tempo de execução. Este trabalho proporcionou no curto prazo o aumento da produtividade e a redução da fadiga do colaborador. Ao analisar este estudo de caso, é possível dizer que João estudou:

A
O sistema geral da empresa.
B
A organização do layout do setor.
C
Os métodos de trabalho.
D
A motivação do colaborador.
E
Somente cronometrou a tarefa novamente.


4)    Albertina é uma gerente industrial e buscou neste mês aumentar a eficiência do seu setor. Neste caso, Albertina está ciente que ser eficiente significa fazer melhor uso dos recursos disponíveis em uma organização. Esses recursos são:

A
Humanos, individuais e de terceiros;
B
Financeiros, especiais e políticos;
C
Materiais, financeiros e de terceiros;
D
Governamentais, políticos e financeiros;
E
Financeiros, materiais e humanos.

5)    Mário é Gerente Comercial de uma indústria de automóveis. Hoje Mário chegou na empresa determinado que precisa melhorar o desempenho comercial da empresa para o próximo semestre. Neste caso é preciso definir metas claras para a sua equipe de trabalho. Mário sabe, que o uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:

A
Eficácia;
B
Eficiência;
C
Efetividade;
D
Produtividade;
E
Qualidade





Quiz: Atividade 1 > Respostas

1. Leia o caso de Carlos e responda a questão: (texto aberto)
Carlos trabalha num supermercado há dez anos. Quando ele iniciou sua carreira profissional não possuía experiência alguma, já que recém tinha finalizado o ensino médio e planejava ingressar numa universidade daqui a algum tempo. Sua primeira função na empresa foi como empacotador, quando após 1 (um) ano de trabalho foi promovido para a função de abastecimento de gôndolas numa determinada seção. Devido ao seu excelente desempenho, após 2 (dois) anos foi promovido para o setor de estoque, em que assumiu algumas responsabilidades que outrora nem imaginava que tinha tal capacidade. Neste período Carlos ingressou numa universidade para cursar Administração de Empresas, pois tinha a convicção de que seria reconhecido, já que suas atitudes e comprometimento com o trabalho nestes últimos anos teve resultados positivos no seu reconhecimento profissional, por parte dos seus superiores imediatos. Os anos se passaram e Carlos teve a oportunidade de trabalhar em quase todos os setores da empresa, quando após 5 (cinco) anos, foi promovido para a função de auxiliar administrativo. Essa promoção foi considerada por Carlos mais uma vitória na sua carreira profissional, pois lutou muito para conquistar o seu espaço. Como a persistência e o comprometimento em fazer o seu trabalho bem feito, Carlos conquistava a cada dia a confiança dos seus superiores, ao ponto de após 7 (sete) anos de carreira, ser promovido para Gerente Administrativo do Supermercado. Carlos, mais uma vez colhia os frutos do seu esforço, mas sabia que todo reconhecimento adquirido foi com base nos critérios estabelecidos no plano de cargos e salários da empresa, isto é, toda promoção era pautada em méritos e não apadrinhamentos. Estes méritos estavam calcados nas experiências que o candidato à vaga possuía da empresa para assumir tal cargo, ou seja, o candidato precisaria conhecer todas as áreas e setores da empresa para assumir uma função gerencial. Esta política garantia que o candidato quando assumisse um cargo gerencial, tinha o real conhecimento do todo da organização e não tomaria decisões imaturas que diferisse da realidade. Com base no Caso de Carlos, é possível dizer que ele buscou ao longo dos anos de trabalho qual tipo de conhecimento organizacional?

Resposta: Conhecimento Sistêmico.


2. Sobre Poder e Autoridade, assinale a alternativa correta:
Dornelas é um supervisor de vendas em uma Indústria de Moveleira há 3 (três) anos. Sabe que o desempenho de sua equipe depende das metas estabelecidas e do comprometimento de cada vendedor em fazer o seu trabalho bem feito, de acordo com os objetivos da organização. Sua missão como supervisor não é tão simples, pois nem todos os supervisores entendem a importância de um excelente desempenho. Assim para superar esse desafio, Dornelas procura estabelecer uma relação muito próxima com cada vendedor, ao ponto de motivá-lo para alcançar as metas mensais. Sabe que não é fácil, mas aos poucos tem conquistado a confiança da sua equipe. O tempo passa e Dornelas é muito respeitado pelos seus subordinados, mesmo quando precisa corrigir o desempenho de alguém. Procura sempre manter uma postura idônea e evita se exaltar na frente dos seus liderados. Quando está de cabeça quente, busca colocar as ideias em ordem para depois encontrar um momento apropriado para conversar com quem precisa de uma correção ou orientação. Com base na estória de Dornelas, pode-se dizer que ele exerce o Poder, Autoridade ou Ambos (poder e autoridade)? Assinale a alternativa correta abaixo:

Resposta: Poder e Autoridade (ambos)

3. Sobre os tipos de feedbacks, leia o Caso de Paulo e assinale a alternativa correta:
Paulo é gerente de uma loja de calçados. Como o foco da empresa é atender bem os clientes para garantir a sustentabilidade do negócio, Paulo procura orientar a sua equipe para manter um alto nível de qualidade no atendimento aos clientes. Nesta semana Paulo percebeu que uma das atendentes fez pouco caso de um cliente, isto é tratou-o de forma indiferente, pois o mesmo não apresentou interesse em comprar assim que entrou no estabelecimento. O que se sabe é que não é a primeira vez que esta atendente tem tal comportamento. Paulo ficou um tanto envergonhado e na hora teve uma vontade enorme de chamar a atenção da atendente, mas, como estava muito nervoso, buscou esfriar a cabeça para num momento apropriado conversar em particular com a funcionária. No dia posterior, Paulo chegou na loja e convidou a atendente para conversar na sua sala. Fez alguns questionamentos, tentou entender se a mesma estava satisfeita com o trabalho e se alguma coisa estava lhe incomodando. A atendente por sua vez, declarou que estava tudo bem, só que estava um pouco estressada com os problemas familiares. Paulo entendeu a sua situação e disse que a havia chamado para conversar, pois tinha percebido que o seu atendimento junto aos clientes não estava adequado com a política da empresa. Pediu que tomasse um pouco mais de cuidado e recebesse todos os clientes sem qualquer distinção, independente se o mesmo irá ou não comprar um produto. Destacou que quem provoca o interesse de compra no cliente é o vendedor, e se ele não estiver preparado para atendê-lo, com certeza perderá a venda. Após o diálogo com a atendente, ela agradeceu o gerente e prometeu que iria rever as suas atitudes. O gerente, por sua vez, alertou-a que esta avaliação de desempenho (feedback) ele realizaria periodicamente com todos os colaboradores e qualquer dificuldade com o trabalho, ele estaria a disposição. A partir do caso de Paulo, qual o tipo de feedback que o gerente aplicou com a atendente?

Resposta: Feedback Corretivo

4. Sobre os tipos de feedbacks, leia o Caso de Augusto e assinale a alternativa correta:
Augusto trabalha na área comercial de uma Faculdade. Uma de suas obrigações é fazer cumprir as metas semanais e mensais de vendas estabelecidas pela instituição. Como sabe que vender Cursos de Graduação e Pós-Graduação não é uma tarefa fácil, Augusto procura definir uma meta diária para atingir, pois sabe que no final da semana ele precisa prestar contas ao seu gestor. O tempo passa e Augusto vem atingindo as metas, muitas vezes chega até ultrapassar a meta da semana. Todos que trabalham com ele percebem seu esforço e dedicação para fazer sempre o melhor e o consideram um colaborador exemplar. Todo semestre a instituição tem a prática de avaliar o desempenho de todos os colaboradores. A metodologia adotada é que todos os colaboradores avaliam seus colegas de trabalho, bem como, o gerente também o avalia. Após a tabulação dos resultados pelo setor de recursos humanos, o relatório é entregue nas mãos do gerente, em que este chama cada colaborador para apresentar o seu desempenho. Esta semana está ocorrendo às entrevistas entre o gerente e os colaboradores. É possível perceber que muitos ficam ansiosos, pois não sabem qual foi o resultado. Hoje foi o dia em que Augusto foi chamado para a entrevista. Um tanto apreensivo Augusto abre a porta da sala do gerente e percebe que o clima está um tanto tenso. O gerente o cumprimenta e esclarece como procede a metodologia de avaliação de desempenho. Augusto frisa que está de acordo com a metodologia adotada e está a disposição para ouvir o que o gestor tem a lhe dizer. O gestor inicia a sua fala dizendo que queria ter vários Augustos trabalhando com ele, pois o resultado da avaliação dos colegas foi muito positivo. Neste momento o gestor apresenta os resultados de todos os atributos avaliados e o parabeniza pelo excelente desempenho que vem apresentando no decorrer dos anos. Augusto fica muito animado e agradece o gestor pelo reconhecimento, e acrescenta: gosto muito de trabalhar nesta empresa, aqui há um clima muito bom para se trabalhar. Meus colegas me respeitam e meu gerente me reconhece por aquilo que tenho feito na organização. O gestor finaliza a fala dizendo, que manter o desempenho é fundamental, pois qualquer descuido pode prejudicar o desempenho. A partir do caso de Augusto, qual o tipo de feedback que o gestor aplicou em Augusto?

Resposta: Feedback Estimulador

5. Sobre os princípios de adminsitração. Assinale as alternativas corretas.
Pode-se dizer que um princípio representa um elemento básico de conhecimento que explica o relacionamento e ajuda na predição do que aconteceria se tal princípio fosse aplicado. Desse modo, os princípios são desenvolvidos para ajudar os executivos a pensar e agir. Sendo assim, a administração por natureza, tem seus princípios que são: dinâmicos, generalistas, relativos, inexatos e universais. A partir destes argumentos assinale 3 (três) alternativas corretas sobre os princípios da Administração.

Resposta: 

Um princípio inexato é aquele que relaciona situações de caos e procura trazer ordem a ele. Busca regular o comportamento humano para qualquer situação.

Pode-se dizer que qualquer princípio administrativo pode ser aplicado em qualquer organização. Por isso que eles são considerados universais.

As inovações e tendências no cenário econômico e mercadológico, fazem com que os gestores entendam que o processo administrativo tem caráter dinâmico.

6. Sobre as Teorias da Administração, leia o estudo de caso e responda o questionamento
Ricardo é um empresário do segmento de Pizzarias há 15 anos. Hoje atua num mercado com clientes mais seletos e que apresentam características mais exigentes. O bom desempenho e reconhecimento da Pizzaria de Ricardo se deu em virtude dos investimentos que fez nos últimos anos em organização do ambiente e processos de trabalho. Todos os colaboradores sabem o que tem que ser feito e como deve ser feito. Ricardo possui um profissional responsável pela gestão da qualidade da Pizzaria, cuja responsabilidade é analisar cada processo e descrever o procedimento de trabalho padrão de cada atividade na empresa. Além disso, é importante evidenciar que na empresa de Ricardo, em cada contratação, os recém-contratados são submetidos a treinamentos sobre as políticas da empresa, bem como sobre os procedimentos de trabalho. Após este período, o novo colaborador é acompanhado por um profissional experiente para lhe ensinar o padrão das rotinas de trabalho, além de avaliar se o mesmo possui perfil para o cargo. Passados os 15 dias, o novo colaborador é autorizado a trabalhar sozinho, sendo que já será responsável pelo resultado do seu trabalho. Ricardo com este modelo de gestão tem colhido muitos frutos, pois seus colaboradores se sentem seguros ao realizar suas tarefas, o que garante a padronização dos trabalhos realizados, baixo índice de rotatividade de pessoal e a satisfação dos seus clientes. Frente a este estudo de caso, qual teoria a empresa de Ricardo está submetida?

Resposta:  Teoria Científica

7. Sobre as teorias da administração, assinale a alternativa correta.
Os administradores usam teorias administrativas para a tomada de boas decisões nos seus esforços diários de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade da empresa. Com base nesta afirmação, o que significa uma teoria?

Resposta: Conjunto de conceitos e ideias que explica e prediz fenômenos sociais e físicos.

8. Sobre a estrutura organizacional, leia a questão a seguir e analise a figura e responda: (texto aberto)
Uma empresa quando bem estruturada possui alguns níveis hierárquicos. Estes níveis, por sua vez, delimitam a atuação decisória, bem como, a forma de conduzir as ações organizacionais. Pode-se dizer, que todo excelente administrador, precisa dominar os níveis estratégicos organizacionais, assim como compreender o que se trata cada nível. A partir destas afirmações, solicita-se:Analise a figura abaixo e defina a classificação de cada nível hierárquico da estrutura organizacional:

Resposta: Primeiro Nível: Estratégico; Segundo Nível: Tático; Terceiro Nível: Operacional.

9. Leia o Caso de Mário e responda, qual o nome dado a intervenção que ele fez em sua empresa? (texto aberto)
Mário é proprietário de uma oficina de carros populares há 6 (seis) anos. Aprendeu o ofício da sua profissão de mecânico com o seu pai, que também foi mecânico, mas agora aposentado. Mário finalizou o ensino médio e não teve muito tempo para ingressar num curso técnico ou universitário por falta de tempo e condições financeiras. Mas apresenta um alto interesse em ingressar numa Universidade para cursar Administração, pois entende que será muito útil para conduzir o seu negócio com mais segurança e sustentabilidade. Ao longo dos anos, Mário foi conquistando seus clientes pela qualidade e a garantia do serviço prestado. Com o passar do tempo, a demanda por consertos dos carros aumentou consideravelmente na oficina de Mário. Esse cenário fez com que Mário contratasse mais 2 (dois) mecânicos para lhe auxiliar, já que sozinho não conseguia mais atender a demanda. Com as contratações, Mario acreditava que a dinâmica de trabalho continuasse a mesma, já que os mecânicos contratados tinham ótimas referências. Porém, no decorrer dos dias Mário começou a perceber que o ambiente de trabalho já não estava mais organizado como antes em que trabalhava sozinho, além de receber reclamações de 2 (dois) clientes sobre alguns serviços prestados. Mário começou a ficar preocupado...Diante das constantes ocupações, não conseguia encontrar tempo para identificar uma solução mais coerente para aquele momento, já que exercia as funções administrativas e também as funções de mecânico, pois o volume de trabalho assim o exigia. Passados alguns meses, o problema só agravou. As frequências das reclamações começaram a ficar infindáveis e Mário começou a perceber que aqueles clientes insatisfeitos não retornavam mais a sua oficina. Mário não conseguia ter tempo para acompanhar o trabalho dos mecânicos, pois estava se envolvendo com muitas atribuições ao longo do dia. Mário fica desesperado. Parece que ele perdeu o controle da situação. Haviam muitos problemas de qualidade nos serviços e o ambiente de trabalho já estava totalmente desorganizado, desde as ferramentas até a higiene e limpeza do ambiente. Mário sabia que para o seu negócio melhorar precisava tomar algumas decisões, porém não tinha o conhecimento sistêmico para iniciar as melhorias. Desse modo, desesperado, Mário buscou auxílio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para organizar seu negócio. Após um diagnóstico, os consultores sugeriram que Mário precisava liberar-se de funções que tomava o seu tempo e que outra pessoa poderia fazer. Era necessário se dedicar ao negócio como um todo, precisava planejar estrategicamente sua empresa. Sendo assim, os consultores sugeriram que Mário contratasse um auxiliar administrativo para delegar as responsabilidades burocráticas administrativas e concentrar-se em acompanhar o desempenho dos seus subordinados. Mário acatou a sugestão dos consultores e decidiu realizar a definição e distribuição hierárquica das funções dos colaboradores na empresa, além de apresentar toda esquematização em forma de organograma. Essa primeira iniciativa trouxe para Mário resultados significativos, pois o mesmo já tinha tempo para acompanhar o desempenho dos mecânicos e dar suporte ao auxiliar administrativo na análise do desempenho financeiro da empresa. A partir destes resultados, Mário continuou implantando melhorias contínuas na sua empresa e já pode dizer que se considera a melhor Oficina Mecânica da sua região. Com base no Caso de Mario, como é conhecido o processo de definição dos papéis e responsabilidades hierarquicamente numa cadeia de comando dentro de uma organização?

Resposta: Estrutura Organizacional.

10. Leia o Caso de Joana e responda a questão a seguir: (texto aberto)
Joana exerce a função de secretária executiva numa Indústria Cerâmica instalada na região sul de Santa Catarina. A rotina de Joana é muito intensa, pois além de exercer algumas funções administrativas na empresa, precisa acompanhar sua gerente comercial nas viagens de negócios realizadas mensalmente. Nestas viagens, Joana percebeu que somente o conhecimento administrativo não é suficiente, já que precisa saber dialogar com diversas pessoas com formações profissionais variadas. Dessa forma, Joana começou a aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas como: psicologia, economia, direito, filosofia, física, matemática, contabilidade, entre outras, tudo isso para não ficar atrás no momento de uma negociação, ou qualquer diálogo com pessoas das mais distintas formações. Ao conhecer a estória de Joana, qual o tipo de conhecimento que ela buscou se aprimorar?

Resposta: Conhecimento Interdisciplinar.

11. Sobre Poder e Autoridade, assinale a alternativa correta:
Francisca é supervisora de produção numa Indústria de Confecção há 2 (dois) anos. Sua promoção como supervisora foi em função do seu conhecimento prático em costura que pesou no ato da seleção. Quando assumiu a função suas subordinadas resistiram sua presença, cujos reflexos se deram nos resultados da produção. Francisca percebia que não era aceita pelo grupo, isso porque tinha dificuldades em se relacionar com suas lideradas. Sua impaciência e inexperiência como líder fazia com que tivesse atitudes ríspidas e duras com suas lideradas, ao ponto de desempenharem suas atribuições com medo e insegurança. O tempo se passava e o problema só agravava, muitas colaboradoras pediam demissões, pois não conseguiam conviver com Francisca em função do seu mau humor. Muitas até diziam: Francisca tem competência, é uma ótima costureira, mas como líder é muito grosseira. A partir da estória de Francisca é possível dizer que ela exercia o Poder, Autoridade ou Ambos (poder e autoridade)? Assinale a alternativa correta:

Resposta: Poder

Lista de Materiais: vídeo-padrão de vida

Individualmente deverá postar:
a) Eleja uma PALAVRA CHAVE, que, ao seu entendimento, sintetize o video "Qual padrão cabe no seu bolso?".
b) Tomando como base sua palavra chave escreva um resumo argumentativo de sua escolha, correlacionando com o vídeo assistido.

OBSERVAR O PRAZO DE SALA ABERTA


Exemplo:


                     Padrão de Vida – Nome do Acadêmico

  A palavra que eu escolhi foi ‘’ Persistência’’, por que é uma palavra que me traz motivação. A persistência é a capacidade de continuar com os esforços mesmo em frente aos mais desanimadores desafios ou obstáculos. Relacionando a palavra ‘’Persistência’’ com o vídeo (episódio 03 – Qual padrão de vida cabe no seu bolso?), eu posso dizer que o meu padrão de vida que eu quero construir para o meu futuro, é nunca ficar endividado. Meu sonho é me formar em Administração de Empresas, vou persistir até o fim, e depois quero ter um bom emprego. Trabalhar, e com o salário que eu ganhar começarei então a construir o meu futuro. Quero construir uma família, uma casa, comprar um carro, etc., mas claro tudo conforme minhas condições financeiras. Quero construir minha vida aos poucos, nada exagerado para garantir uma qualidade de vida mais confortada e equilibrada. Persistir em meio às dificuldades da vida e continuar seguindo em frente, para quando vir uma crise como esta que estamos passando em nosso País, eu possa ter dinheiro o suficiente par suprir minhas necessidades, e ficar tranquilo sem aquelas enormes dívidas.     Este e o padrão de vida que quero ter, e que cabe em meu bolso. Não quero ser como aqueles que têm ambição em tudo o que compra, por exemplo, quero ter um carro para andar, o carro que quero comprar é um carro mais simples que dê de andar, já outras pessoas não só querem um carro pra andar, mais querem um carro que seja luxuoso e com muitas tecnologias, mas os dois carros andam, porém um é menos equipado e barato, e o outro é mais equipado e mais caro, podendo assim ter uma divida muito maior. Toda pessoa pode ter um padrão de vida que cabe em seu bolso, basta saber administrar e controlar o dinheiro que tem, não gastando mais do que pode.


Lista de Materiais: Falsa economia

Individualmente, fazer o que se pede abaixo:
a) Com base no video "fuja das falsas economias", destaque nos pontos importantes abordados no mesmo, que relacionado ao tema "custo de Oportunidade", custo ou lucro econômico. Destaque, citando exemplos que demonstre a ocorrencia onde, como e quando o custo de oportunidade pode ser melhor do que a alternativa escolhida..

b) POSTAR, os registros do item a), de forma que possa contribuir para socialização em sala de aula.
OBSERVAR A DATA DE FECHAMENTO DESTA SALA

Exemplo:
                                                    
           Falsas Economias – Nome do Acadêmico


   De acordo com o vídeo (Episódio 06 – fuja das falsas economias), a gente faz uma falsa economia olhando para o preço do produto. Um exemplo é quando uma pessoa vai comprar um chinelo, e ela decide comprar dois chinelos, em função do preço, ela esta comprando mais do que precisa. Neste caso, ela está estocando um produto e o dinheiro que poderia ser investido em outra coisa, fica parado. Nós não percebemos quando gastamos mais do que deveríamos, mas lá na frente, quando geram outras despesas, daí nos percebemos que aquele dinheiro que estava no produto estocado, poderia pagar tal dívida. Nem sempre o que está barato, será mais econômico. As falsas economias não estão somente em promoções ou compras mal feitas, mas também está presente nos maus negócios, um exemplo, é quando um empresário compra um imóvel bem localizado para instalar um mercado, ele percebe que durante os meses rendiam R$ 8mil. Caso ele optasse por alugar o imóvel, o aluguel mensal rendia aproximadamente R$ 10mil, esse seria o seu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade, mas mostra ao empresário a melhor opção para empregar o imóvel. Temos que nos conhecer na hora de comprar, investir ou tomar qualquer decisão para não cair nas falsas economias, é sugerido levar uma lista daquilo que estamos realmente precisando, para não levar para casa aquilo que não precisamos ou que não vamos usar tão cedo. É bom também fazer os cálculos na hora de investir ou comprar, para não ter prejuízo, perdendo dinheiro e ficar insatisfeito com qualidade do produto ou insatisfeito com o resultado de tal investimento.