terça-feira, 5 de abril de 2016

TERNO, PALETÓ, BLAZER OU SMOKING! QUAL A DIFERENÇA?

Terno, paletó, blazer, smoking e Black Tie. São muitos nomes para peças de roupas que são bem parecidas. E toda vez que surge uma ocasião que precisamos usar algum destes trajes ou peças, sempre surge aquela dúvida: qual a diferença?
Mas, apesar de parecerem muito iguais, existem diferenças entre o terno, paletó, blazer e smoking que são decisivas. Por isso, escrevemos esse artigo onde ensinamos qual é cada de forma fácil e rápida para você não errar na escolha!
Terno, paletó, blazer e smoking. Qual a diferença entre essas roupas?

Terno

Precisamos falar primeiro do terno, porque ele que puxa todas as outras peças de roupa, mas, na verdade, ele não é uma peça. O terno é um traje composto por três peças: calça, paletó e colete.
Claro que ele deve ser acompanhado de camisa, gravata e sapato. Hoje em dia, o terno é muito usado para trabalhos mais formais ou festas. Nos casamentos, por exemplo, costuma ser usado pelo noivo para se diferenciar dos convidados e padrinhos.
O terno é o traje completo formado por paletó, colete e calça.

Paletó

Como explicamos antes, o paletó é a parte de cima do terno. Ele é uma peça bem formal, mas pouco modelada ao corpo. Paletó pode ser encontrado em diferentes cores para eventos durante a noite ou para o dia.
O paletó sempre precisa ser acompanhado de uma camisa social e calça da mesma cor e tecido. Ele é uma peça bem rígida que não permite muitas variações nesse ponto. Sempre bem alinhado e mais sério.
Paletó é uma peça que compõe o terno com calça e colete.

Blazer

O blazer é a peça menos formal de todas essas que estamos falando aqui. Ele é uma variação muito mais informal do paletó. São peças bem parecidas, mas o blazer é mais despojado, podendo ser encontrado em diferentes cores e tecidos.
Diferente dos paletós, o blazer é comprado em peças avulsas, não segue um padrão de corte e pode ser usado em visuais informais, inclusive com calça jeans e chino. Por isso, o blazer é a melhor opção para um esporte fino, mas evite as calças jeans e chino neste caso.
Uma ideia bem jovem é usar o blazer no dia a dia com camiseta, nós já até falamos sobre como usar camiseta com blazer aqui no blog.
O blazer é uma peça mais despojada que pode ser usada com calças jeans e chino.

Smoking ou Black Tie

O smoking, também chamado de Black Tie, é o visual mais formal de todos e, por isso, muito escolhido por artistas em grandes premiações da música e do cinema, como o Oscar.
Esse é um visual composto por calça, paletó e gravata borboleta. Porém, o paletó do smoking tem uma diferença essencial para o paletó do terno. No smoking, a lapela é de cetim, o que dá um ar muito elegante para o visual. Normalmente, esse traje é encontrado apenas no preto. Hoje, já é possível achar smokings coloridos, mas sempre com a lapela em cetim preto.
Smoking, ou Black Tie, é uma paletó muito mais elegante para eventos bem formais.

7 comentários: