sábado, 15 de outubro de 2016

ESCOLAS LITERÁRIAS



INTRODUÇÃO:

             
               A história da Literatura Brasileira está organizada em períodos (chamados de "escolas literárias" ou de "movimentos literários"). O estudo começa com a Literatura Portuguesa (com os primeiros registros de produção literária em Língua Portuguesa) e vai até o Modernismo (principal período literário do século XX). 

As escolas literárias estudadas em Literatura são:

Literatura Portuguesa
Trovadorismo
Humanismo
Classicismo

Literatura Brasileira (Era Colonial)
Quinhentismo
Barroco
Arcadismo

Literatura Brasileira (século XIX)
Romantismo
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo

Literatura Brasileira (século XX)
Pré-Modernismo
Modernismo
Neo-Realismo



RESULTADOS:

 LITERATURA PORTUGUESA

Trovadorismo (Séculos XII a XIV)
Primeiro movimento literário da língua portuguesa, o Trovadorismo surgiu em um período no qual a escrita era pouco difundida, por esse motivo, os poetas transmitiam suas poesias oralmente, na maioria das vezes cantando-as. Assim sendo, os primeiros textos receberam o nome de cantigas, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer, representadas por nomes como Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes, entre outros.

Humanismo (Séculos XIV ao XVI)
O homem passa a ser mais valorizado com o início do humanismo renascentista. A literatura mantém características religiosas, mas nela já se podem ver características que  serão desenvolvidas no Renascimento, como a retomada de ideais da cultura greco-romana. Na Itália, podemos destacar: Dante Alighieri autor da Divina Comédia, Giovanni Bocaccio e Francesco Petrarca. Em Portugal, destaca-se o teatro do poeta de Gil Vicente autor de A Farsa de Inês Pereira.

Classicismo (Século XVI) 
O classicismo tem como elemento principal o resgate de formas e valores da cultura clássica, ou seja greco-romana. O mais importante poeta deste período histórico foi  Luís de Camões que escreveu Os Lusíadas, narrando as aventuras marítimas da época dos descobrimentos.
 Destacam-se também os franceses François Rabelais e Michel de Montaigne. Na Inglaterra, o poeta de maior sucesso foi William Shakespeare se destaca na poesia lírica e no teatro. Na Espanha, Miguel de Cervantes faz uma sátira bem humorada das novelas de cavalaria e cria o personagem Dom Quixote e seu escudeiro, Sancho Pança, na famosa obra Dom Quixote de La Mancha. 



 LITERATURA BRASILEIRA (ERA COLONIAL)


Quinhentismo (século XVI)

Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagem) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco (século XVII)

Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo (século XVIII)

O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção das obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.



LITERATURA BRASILEIRA ( SÉCULO XIX)


Romantismo (século XIX)

A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Realismo - Naturalismo (segunda metade do século XIX)

Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar: objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.


Parnasianismo (final do século XIX e início do século XX)

O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.




Simbolismo (fins do século XIX)

Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

 

LITERATURA BRASILEIRA ( SÉCULO XX)


Pré-Modernismo (1902 até 1922)

Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.



Modernismo (1922 a 1930)

Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.


Neo-Realismo (1930 a 1945)

Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.


 CONCLUSÃO:

               A literatura fala a nós, de nós, da humanidade. A literatura, em especial os clássicos, coloca ao alcance do leitor a possibilidade de refletir sobre si, de ler-se e conhecer-se, pois, na medida em que trata das inquietações humanas e descreve o que há de mais profundo e obscuro na alma humana em sua universalidade, é também a mim, a ti e a nós que ela nos fala. Em outras palavras, a literatura contribui para que conheçamos melhor e mais profundamente o gênero humano e, assim, para nos conhecermos a nós mesmos e nos humanizarmos. A leitura poderá contribuir para o nosso crescimento intelectual e, assim, quem sabe, possamos nos tornar indivíduos mais humanos e melhores. Então, a literatura terá cumprido, efetivamente, sua função educativa.


































EXERCÍCOS: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


1. Qual é a contribuição dos elementos da cultura organizacional para o processo de planejamento estratégico nesta organização? Justifique cada um dos elementos utilizados na resposta considerando a condição em que a organização está estabelecida.

Resposta:

A cultura organizacional, formada por seus princípios, crenças, valores éticos e morais. É composta pelos seguintes elementos:

Valores: Expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa. Devem ser usados de maneira estratégica a fim de atingir os resultados.

Crenças: estão relacionadas com a percepção entre a organização e seus funcionários, produto, clientes. É o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização.

Rituais ou cerimônias: são as atividades sequenciais que ocorrem dentro das organizações com objetivos específicos, tornando a cultura mais visível e reforçando os principais valores da organização. Trabalham com o imaginário das pessoas, motivam os funcionários e também reduzem os conflitos. Exemplo: Festas de aniversariantes do mês, prêmio ao melhor funcionário da semana.

Estórias e mitos: são contos sobre os fatos que ocorreram e ocorrem na organização, podendo ser verdadeiros ou não. Normalmente, as estórias são caracterizadas em fatos reais e indicam como se devem resolver os problemas e como as decisões devem ser tomadas. Já os mitos, podem existir uma realidade distorcida sem uma sustentação de algum fato ocorrido.

Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação..

Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno.

Normas: são as regras impostas pela empresa que definem os comportamentos tidos como corretos e que devem assim ser seguidos pelos colaboradores. Em sua maioria, as normas são abertamente esclarecidas, conhecidas e faladas.

Comunicação: a comunicação é muito importante, pois se baseia na troca de informações e pode ser tanto informal, por meio de conversas, como formal, por meio de entrevistas e reuniões.

Os elementos da cultura organizacional contribuem com a orientação para o processo de planejamento estratégico, pois ela é o caminho inicialmente trilhado. Para que o planejamento estratégico seja executado com sucesso, é essencial que todos saibam o seu papel dentro da organização.                                                                                                   Quando os norteadores são claramente internalizados pelos integrantes que atuam na empresa, não há falhas na execução do que fora planejado. A disseminação da cultura organizacional é extremamente importante no que diz respeito ao planejamento estratégico.


2. A partir dos elementos apresentados no caso, como poderiam se estabelecer a missão e a visão da empresa? Quais elementos justificam a sugestão apresentada?

Resposta:

Missão: Oferecer produtos e serviços imobiliários, com o objetivo de satisfazer os clientes, transmitindo a eles confiança e segurança, trazendo sustentabilidade á empresa e valorizando assim a marca Tecnisa.

Visão: Ser reconhecida pela excelência no segmento imobiliário, tornando-se referência pelo bom relacionamento com seus clientes e colaboradores.

Os elementos que justificam a minha sugestão para a missão e visão da Tecnisa são:
Os valores, por estar transmitindo ética, transparência, compromisso com a qualidade e satisfação dos clientes.
As crenças, por estar relacionada com a percepção entre a organização e seus colaboradores, produtos e clientes.
Os rituais ou cerimônias, para motivar os colaboradores e reduzir conflitos, para que isso não seja transmitido aos clientes.
As normas, pois são estabelecidas pela empresa e devem ser seguidas pelos seus colaboradores.
E a comunicação, pois baseia-se na troca de informações com os líderes, colaboradores e clientes.



3. A partir do conceito de co-criação, considerando o conceito de Marketing 3.0, como esse processo poderia ser desenhado para a empresa, que encontra-se em processo de inserção no mercado internacional?


Resposta:

Considerando esses conceitos, o processo deveria ser desenhado focando na ampliação do mercado, buscando aumentar a produtividade, otimizar o tempo, reduzir custos e elevar a competitividade. Por isso, o planejamento desse processo precisa ser bem desenvolvido para colocá-los em prática. Para esse planejamento ser desenhado corretamente a empresa precisa: mapear os processos atuais e construir fluxo de trabalho, adquirir tecnologias necessárias para a melhoria desses processos, flexibilizar as atividades para melhorar o processo, preparar a equipe para o uso desse processo, e monitorar os resultados.


4. Quais são os estilos de liderança que melhor se enquadram ao modelo da empresa? E quais são os tipos de poder que melhor contribuem com a empresa? Justifique a resposta.

Resposta:

O estilo de liderança que melhor se enquadra ao modelo da empresa é a liderança democrática, pois o líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.                                                                                                                            Os tipos de poder que contribuem com a empresa são:
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para dispor resultados recompensadores.
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo.
Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.
Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.
Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. 


5. Quais seriam as possíveis falhas que podem ser encontradas no processo de comunicação de uma empresa deste porte? Justifique a resposta.

Resposta:

As possíveis falhas de comunicação na empresa desse porte são:

O não Cumprimento de Prazos: Primeiro é preciso saber qual é o motivo desse atraso. Geralmente é resultado de um briefing incompleto ou mal interpretado. A troca de informações entre o cliente e a equipe precisam ser clara, objetiva e direta.
Omitir Informações: Alguns dados ou informações que são julgados irrelevantes num primeiro momento.
Metodologia Ultrapassada no Gerenciamento de Projetos: Utilizar ferramentas e métodos ultrapassados é dar um tiro no próprio pé. Isso aumenta demais os ruídos de comunicação.
Gerenciamento de Custos e Mau Funcionamento: Saber quanto vai custar e o retorno que ele dará para a empresa seria o básico no processo de gerenciamento de custos. Se não adotar as ferramentas necessárias de gestão de tempo, as falhas na comunicação desses valores e de suas variáveis serão uma constante.
Líderes que não Possuem o Perfil de Liderança: Pessoas que não possuem perfil de liderança ocupando cargos de liderança. Isso gera desinteresse e baixo desempenho da equipe.