sexta-feira, 5 de maio de 2017

Exercícios: Introdução á Filosofia

1-    Dê a etimologia da palavra filosofia.     
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. Portanto filosofia significa ‘’amor a sabedoria’’.

2-    Dê o conceito da palavra filosofia.        
A palavra ‘’Filosofia’’ consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

3-    Quem é o filósofo?  
Como disse Gramsci: "O filósofo profissional ou técnico não só 'pensa' com maior rigor lógico, com maior coerência, com maior espírito de sistema do que os outros homens, mas conhece toda a história do pensamento, sabe explicar o desenvolvimento que o pensamento teve até ele e é capaz de retomar os problemas a partir do ponto em que se encontram, depois de terem sofrido as mais variadas tentativas de solução" (Gramsci).

4-    Quem foi Tales de Mileto? 
Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático da Grécia Antiga. É considerado, por muitos estudiosos, como sendo um dos sete sábios da Grécia Antiga.

5-    De acordo com Pitágoras, como o filósofo é movido?   
De acordo com Pitágoras o filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

6-    Cite a data, local e cidade do nascimento da filosofia.    
Os historiadores da Filosofia situam o seu nascimento no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto.

7-    Explique como surgiu a filosofia?        
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos materiais e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana.

8-    Quem foi o primeiro filósofo?   
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo grego.

9-    Cite o filosofo que definiu a filosofia como um saber verdadeiro.     
Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.

10-  O termo filosofia é atribuído á quem?   
A criação do termo "Filosofia" é atribuída ao filósofo Pitágoras.

11-  Por que a reflexão filosófica é radical?    
A reflexão filosófica é radical por que é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

12-  Por que não somos somente seres pensantes?     
Não somos SOMENTE seres pensantes. Somos seres que AGEM no mundo, que se relacionam (outros humanos, animais, plantas, coisas, fatos e acontecimentos); e exprimimos essas relações tanto pela linguagem como por atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário